O prefeito João Campos vistoriou, na manhã desta quarta-feira (25), o andamento das obras da Creche Escola Deputado Alcides Teixeira, em Santo Amaro. A instituição já está com 90% dos serviços concluídos e recebeu investimentos na ordem de R$ 1,9 milhão, ampliando em 32% a oferta de vagas no bairro.
A obra é uma das seis que fazem parte do Programa Infância na Creche lançado, nesta terça-feira (24), pela prefeitura do Recife, com o objetivo de fortalecer a Educação infantil e gerar empregos.
O programa atuará em quatro grandes eixos: construção de novas creches com foco na expansão da infraestrutura própria; ampliação e requalificação de unidades já existentes, permitindo o aumento de vagas e melhoria da estrutura; parcerias com instituições sem fins lucrativos, atuando em conjunto com unidades comunitárias vinculadas a ONGs, Fundações e Cooperativas Educacionais; e estudos para parceria público privada (PPP), que viabilizará a construção de creches através de parcerias. A previsão é que R$ 150 milhões, próprios dos cofres municipais, sejam investidos neste que é o maior programa de expansão de vagas em creches da história.
“São seis obras que já acontecem na cidade que a gente está tocando, expansão da nossa rede, e a gente vai poder garantir que, nesses quatro anos, 7 mil novas vagas serão criadas para poder acolher as crianças, dar um ensino de qualidade e dar o direito à mãe, ao pai ou ao responsável poder trabalhar sabendo que seu filho está sendo bem cuidado numa creche municipal”, disse o prefeito.
Com capacidade de atender cerca de 280 estudantes dos grupos I ao V, a Creche Escola Deputado Alcides Teixeira vai ampliar o atendimento da educação infantil do bairro, que hoje conta com dez unidades que oferecem este acolhimento e já contemplam 850 estudantes. “Santo Amaro é um bairro que possui quase 30 mil habitantes e a construção de mais uma creche escola nesta área, com esta capacidade de atendimento e oferecendo uma estrutura moderna, vai permitir que as crianças da região tenham conforto e uma educação de qualidade”, avaliou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, que também participou da vistoria.