Manhã de sábado (29) ensolarado para lazer num começo de feriadão. Mas não para aproximadamente 800 estudantes da rede municipal do Ipojuca que iniciaram, hoje, o projeto Inove Mais (I9+) 2023, que tem como meta garantir o nivelamento da aprendizagem aos alunos do 9º ano das escolas municipais. A iniciativa visa prepará-los tanto para as avaliações internas e externas, como permitir a entrada no Novo Ensino Médio e nas seleções dos institutos federais e escolas técnicas estaduais. Com a presença dos estudantes, professores e gestores e técnicos da Secretaria de Educação, a prefeita Célia Sales, ao lado da vice-prefeita Patrícia Alves, prestigiou o evento de lançamento da maratona de estudos, que ocorreu no Clube Municipal do Ipojuca, no Centro.
Para engajar a participação dos jovens ipojucanos na iniciativa, serão ofertadas apostilas, fardamento, lanche e transporte, que terão aulas de português e matemática aos sábados em três polos diferentes do município: Ipojuca Centro, Nossa Senhora do Ó e Camela. “Esse é um projeto que já virou uma marca da gestão e vem garantindo uma melhor preparação dos nossos jovens ipojucanos para que tenham um futuro cada vez mais promissor. Desde 2019, tivemos inúmeros resultados positivos e peço aos jovens que aproveitem as aulas, pois, essa é uma grande oportunidade de se prepararem para o futuro e alcançarem seus sonhos”, disse a prefeita Célia Sales, reconhecendo também a importante dedicação dos professores da rede que atuarão no projeto.
Segundo o secretário de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim, “serão quase 30 sábados abrindo mão do lazer, mas com um objetivo que é investir neles mesmos. Estes estudantes estão recebendo um diferencial na qualidade de aprendizagem”, afirmou o gestor, destacando que para acompanhar o I9+, os participantes precisaram obter frequência mínima de 75% no último ano e média anual mínima de 7,0. A cerimônia que abriu o I9+ 2023 do Ipojuca contou ainda com falas de estudantes que passaram pela ação, e já estão se dedicando a cursos técnicos, e dos que vão iniciar as atividades, além do professor Cleiton Mesquita, que fará parte da equipe de ensino. “Vocês serão o que quiserem ser, basta acreditar. Aproveitem a oportunidade do I9+”, disse o educador.