Pernambuco retoma eventos sociais e flexibiliza atividades corporativas

Nesta sexta-feira (02), o Governo de Pernambuco anunciou autorização para retomada de eventos sociais e flexibilização das atividades corporativas, a partir de segunda-feira (05), em mais uma etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. As novas medidas são válidas para todo o estado. Os horários de funcionamento de serviços dependem de cada região.

O anúncio foi realizado pela internet pelos secretários estaduais de Saúde, André Longo, de Turismo, Rodrigo Novaes, e da executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça.  Segundo o estado, para liberar as atividades foi levado em consideração a redução nos pedidos de leitos para casos graves na pandemia.

De acordo com a nova fase do plano,  os eventos culturais, como shows e festas permanecem suspensos. Na Macorregião 1, que contempla o Grande Recife e parte da Zona da Mata e Agreste, estão autorizados eventos sociais (aniversários, batizados, casamentos e formaturas)  com 50 pessoas ou 30% da capacidade do espaço. Eles podem ocorrer das 8h às 23h, nos dias de semana, e das 8h às 22h, nos finais de semana. A música ao vivo continua proibida.

Rodrigo Novaes, secretário estadual de Turismo e Lazer, explicou as novas regras também para eventos corporativos. “Na macro 1, vão funcionar das 8h às 22h, tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos. Já nas macros 2, 3 e 4, os eventos vão poder ocorrer das 8h às 22h na semana, e das 8h às 21h nos finais de semana. O número de participantes, em todas as macrorregiões, será ampliado de 50 para 100 pessoas, ou 30% da capacidade”, esclareceu.

Ainda segundo o plano, os eventos como colações de grau, aulas da saudade  e cultos ecumênicos, que já estavam permitidos, podem ter 100 pessoas ou 30% da capacidade do local.

Bares e restaurantes na Macrorregião 1 terão funcionamento permitido até às 23h nos dias de semana e 22h nos fins de semana. “Além disso, no que diz respeito ao funcionamento desses estabelecimentos, eles ganham mais uma hora. Essa é mais uma iniciativa importante para o setor. Evidentemente, os empresários devem seguir cumprindo os protocolos determinados”, complementou Novaes.

Cinema, teatro e circo podem receber 200 pessoas ou 50% da capacidade do local, com horários de funcionamento das 9h às 23h, nos dias de semana, e 9h às 22h, nos finais de semana e feriados.

Museus e espaços culturais estão liberados liberados das 9h às 22h, em qualquer dia da semana. Os visitantes devem seguir o distanciamento social e ficar um a cada 20 metros quadrados de distância, nas áreas expositivas internas, e um a cada 10 metros quadrados, nas áreas expositivas externas.

Segundo o governo, o funcionamento de parques temáticos, aquáticos e infantis depende da regulamentação de cada município.