Pernambuco prorroga até dezembro estado de calamidade pública por causa da Covid-19

O governador Paulo Câmara assinou um decreto que prorroga por mais 90 dias o estado de calamidade por conta da pandemia do novo coronavírus em Pernambuco. A determinação valerá para todos os 184 municípios e no Distrito Estadual de Fernando de Noronha. Com a prorrogação, o Estado ficará até 11 de dezembro em calamidade pública.

O último decreto com renovação de calamidade pública no Estado havia sido publicado em 16 de março, com prazo de 180 dias.  O decreto estadual permite a adoção de medidas para combate à Covid-19. Entre as justificativas para a prorrogação do decreto estão: A elevação do número de mortes, agravamento entre idosos, pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidas e os impactos ocasionados decorrentes das perdas significativas na economia do Estado.

O texto também considera a altíssima capacidade de contágio por cada pessoa doente com o coronavírus na transmissão. O Estado totaliza 614.141 casos confirmados da Covid-19, sendo 53.671 graves e 560.470 leves, e 19.560 mortes.