Pernambuco anunciou nesta terça-feira (14), a realização do “Dia D” de vacinação, no dia 25 de setembro para pessoas que estão com a segunda dose em atraso. No Estado, mais de 600 mil pessoas ainda não completaram o esquema vacinal.
A convocação as cidades ocorreu durante a reunião da Comissão intergestora Bipartite (BIP), onde também foram discutidas a aplicação da 3ª dose das vacinas contra COVID-19. A 3ª dose, usada como reforço na imunização será destinada,
primeiramente a idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos graves, bem como pessoas acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanceram.
Para os idosos, a vacinação deverá ocorrer após 6 meses da aplicação da segunda dose ou dose única, dependente do imunizante aplicado.
O grupo de imunossuprimidos graves inclui transplantados, pessoas vivendo com HIV/Aids, quem faz quimioterapia e pacientes em hemodiálise. Para oeste grupo, o intervalo será de 28 dias após a ultima dose. Segundo o Ministério de Saúde, os imunizastes deverão começar a serem distribuídos ao estado a partir desta quarta (15).