Paudalho inicia vacinação contra a covid-19 de pessoas a partir dos 18 anos com comorbidades, grávidas e puérperas

Nesta quinta-feira (20), a Prefeitura do Paudalho inicia uma nova etapa na campanha de vacinação contra a covid-19 no município. Na nova fase, pessoas a partir dos 18 anos que apresentem comorbidades e que já realizaram o pré-cadastro on-line poderão ser imunizadas. A Prefeitura também anunciou que começará a vacinação de grávidas e puérperas nesta sexta-feira (21) com a vacina Pfizer.

A campanha segue ocorrendo em formato drive-thru, montado na Praça Pedro Coutinho, no Centro da cidade, com atendimento de domingo a domingo, das 8h às 16h. Algumas doses também serão aplicadas em domicílio, com primeira parada na comunidade de Guadalajara.

De acordo com dados disponibilizados pela A Secretaria Municipal de Saúde, do início da campanha de vacinação, em janeiro, até o momento atual, mais de 11 mil doses das vacinas já foram aplicadas na cidade. Esse número pode ser acompanhado em tempo real através da ferramenta on-line Vacinômetro disponibilizada pela Prefeitura.

Como receber a dose da vacina

Para realizar o pré-cadastramento e tomar a dose da vacina é necessário que o paciente acesse o portal eletrônico da Prefeitura do Paudalho e preencha os dados requisitados no formulário. Também será preciso anexar um laudo médico, atestado, declaração médica ou receituário atualizado, com no máximo 4 meses, para fim comprobatório. A vacinação será realizada com a apresentação obrigatória desses documentos, além do CPF e RG. Em caso de dúvidas, o munícipe pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para buscar mais informações.

Quais são as comorbidades?


Comorbidades são doenças pré-existentes que podem ocasionar risco de agravamento no quadro da covid-19. As enfermidades incluídas no Plano Nacional de Imunização (PNI) são: hipertensão, diabetes, asma, pneumopatia crônica, insuficiência cardíaca, pessoas que tiveram AVC, hipertensão pulmonar, anemia falciforme e cirrose hepática. Ainda existe outra parcela da população, de 18 a 59 anos, que também pode fazer o pré-cadastro e se vacinar. São eles: imunossuprimidos, pessoas transplantadas, com Síndrome de Down, pessoas vivendo com HIV, com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), obesidade mórbida, gestante e puérperas com comorbidades.