_Segundo a Abrint, o aumento do acesso à Internet nas velocidades acima de 34 Mbps cresceu aproximadamente 20% entre os pequenos provedores_
Com a chegada da pandemia do novo Coronavírus, cresceu entre os brasileiros a necessidade por uma internet mais rápida, seja para o estudo à distância ou para o home office. Tal situação beneficiou o mercado de provedores regionais, que passaram a ser os mais procurados por apresentarem um serviço de internet com menos intercorrências pelo número de acessos mais restritos e um atendimento ao cliente mais personalizado. Segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) o aumento do acesso à Internet nas velocidades acima de 34 Mbps cresceu aproximadamente 20% entre os pequenos provedores.
O administrador de empresas Carlos Pinto foi um dos profissionais que necessitou utilizar a internet em casa para executar seu trabalho. Ele decidiu abandonar os serviços de uma grande empresa para aderir a um provedor de pequeno porte. “O home office me fez precisar ainda mais de uma boa internet em casa, porém a minha travava bastante, impossibilitando meu trabalho. Um serviço que pagamos mais caro, mas que não funciona direito. Decidi aderir à internet de um provedor menor. Tenho tido menos dor de cabeça e sempre que preciso de qualquer suporte consigo contato pelo whats app e tenho meu problema resolvido”.
A demanda dos provedores regionais cresceu 47% de forma geral, segundo a Abrint, enquanto as grandes operadoras cresceram 18% neste mesmo período. O empresário Marcos Lins da Acesso Telecomunicações, que disponibiliza internet de fibra ótica para os municípios de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Recife, Rio Formoso, Ribeirão e cidades do litoral sul do estado, constatou os bons resultados para a sua empresa. “Tivemos um crescimento significativo na média no mercado e redução no número de cancelamentos”.
A Acesso Telecomunicações já está no mercado de provedores há 18 anos, seu diferencial é o bom atendimento ao cliente e um sistema de rede mais amplo oferecido pelo Back Bone (cinturão digital), dando mais segurança àqueles que contratam seus serviços. Segundo o Marcos Lins, a alta procura pelo seu trabalho ainda contribuiu para o aumento na oferta de empregos na região, com a equipe crescendo em 20% com a ampliação do telemarketing. “Estamos tendo bons resultados para a nossa empresa, mas também estamos contribuindo com a oferta de empregos para moradores de Ipojuca”, afirmou.