O STJ soltou Galego da Farmácia

Coluna de Olho na Política – Exclusiva para o Cabo de Santo Agostinho

Sexta-feira, 16 de abril de 2021

Por Jorge Lemos

O ministro do Supremo Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, soltou ontem, o ex-vereador do Cabo de Santo Agostinho, Galego da Farmácia (PSB). O então parlamentar foi preso em dezembro na “Operação Efeito Dominó”, na qual se investiga esquema de “rachadinhas” na Câmara de Vereadores do município. Galego foi denunciado pela prática do crime de concussão.

Galego da Farmácia é réu primário, sem antecedentes criminais e não foi reeleito para um novo mandato de vereador. O ministro entendeu que não há qualquer elemento indicativo quanto à possibilidade de reiteração criminosa, revogando a prisão preventiva e substituindo por medidas cautelares diversas, a serem fixadas pelo juízo processante.

Não resta dúvida porque o vereador Flávio do Fórum (PL) continua preso pelo mesmo crime. Como Flávio foi reeleito vereador, a justiça teme pela influência direta do parlamentar no processo. O caminho para ele ser solto é a renúncia do mandato.

Abstenção – Causou estranheza na sessão plenária da Câmara do Cabo na última quarta-feira (14), o vereador Dr. Zé Carlos (PDT) se abster de votar na ampliação do Programa Bolsa Cidadã. A prefeitura enviou para o Legislativo um Projeto de Lei solicitando aumento nos beneficiários do programa de 1.364 para 2.000 famílias por mês.

Minha chefa – Repercutiu muito nas redes sociais, a notícia que a vereadora Tereza da Bomboniere já está sem entubação e já mexe a cabeça. Internada há pouco mais de um mês com Covid-19, teve uma melhora grande nos últimos dias. Segundo o esposo da vereadora, Renildo Jorge, ela já saiu da entubação e da ventilação externa ECMO, já mexe a cabeça e já testa negativo para COVID-19. A vereadora passou por uma traqueostomia, por onde receberá o tratamento para algumas sequelas que podem ficar devido ao tempo na UTI.

São Pedro pegou pesado – Os quatro pontos que mais choveram em todo Estado foram Enseadas dos Corais, Ponte dos Carvalhos, Charneca e Torrinha, todos nos Cabo de Santo Agostinho. O volume de água foi tão grande que deixou a prefeitura em alerta. Enseada dos Corais recebeu 104,13 mm de chuva em 24h.

Independência ao governo – O PT do Cabo de Santo Agostinho emitiu ontem, uma nota pública aos seus filiados e também ao vereador Zeu da GVNET a se posicionarem de forma independente em relação ao governo do prefeito Keko do Armazém. Os dirigentes deixaram claro, que o compromisso político partidário, seja nas ruas, nas redes sociais ou no parlamento, é defender e apoiar o que for melhor para a cidade e não deixar de se posicionar contra os problemas e possíveis omissões que afetem os munícipes.

Posição – Os suplentes do PP estão querendo um documento do partido se posicionando oposição ao governo Keko. Sem experiência, o vereador Jobinho se colocou como governista em uma live. Com isso, os suplentes estão juntando os documentos para pedirem o mandato do parlamentar na justiça, já que o mandato pertence ao partido e não ao vereador. No Cabo, o suplente Marcos Marinho já assumiu o mandato de Nilson Gabriel, depois que o PSDB ingressou na justiça