O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) reafirmou nesta 4ª feira o apoio ao governador de São Paulo, João Doria, do PSDB, nas eleições prévias do PSDB para escolher o candidato tucano que irá concorrer às eleições de 2022. Fernando Henrique disse que Doria é o político que “junta mais” e “representa o Brasil do futuro”.
O ex-presidente disse ainda, que o governo de São Paulo foi a maior vitória do PSDB e tem se mostrado capaz de governar e “fazer as coisas”.
Essa não é a primeira vez que Fernando Henrique declara apoio ao tucano. Em julho de 2021, sinalizou a promessa de votar em Doria para presidente da República no evento de reabertura do Museu de Língua Portuguesa.
O ex-presidente afirmou que Doria é o nome com mais chances de encarnar a 3ª via, em 2022, por ser de São Paulo, ter proximidade com o Nordeste e mostrado que consegue vencer eleições “contra tudo e contra todos”.
Ele comparou ainda a possível candidatutra de Doria, alegando ter mais chances do que o governador do Rio Grande Sul, Eduardo leite. Segundo ele, Leite teria mais dificuldades para entrar no jogo político nacional e construir uma candidatura competitiva.
Na 3ª feira (17.ago.2021), Eduardo Leite declarou que estava “decidido” a disputar as eleições prévias do partido, previstas para novembro de 2021.