Pacientes atendidos pela rede de saúde do Cabo de Santo Agostinho à espera de cirurgias de catarata e pterígio ((carne crescida no olho), agora vão retomar a qualidade da visão. A Prefeitura está promovendo um mutirão para agilizar esse procedimento, realizando 100 cirurgias oftalmológicas.
Rosinaldo da Silva, 57 anos foi um dos 20 pacientes que fizeram a cirurgia neste sábado ( 02), na Clínica Oftalmos. “Faz 6 meses que esperava pela cirurgia e agora chegou o momento. Estou muito feliz por isso”.
Serão 20 procedimentos por dia, agendados entre os dias 02, 16, 23, 29 e 30 de dezembro, totalizando 100 cirurgias. A fila de espera é de 240 pacientes para cirurgia de catarata. De acordo com o prefeito Keko do Armazém, que esteve visitando o mutirão, a meta é que em janeiro o município consiga zerar a atual demanda.
“O nosso objetivo é reduzir as filas de espera para cirurgias oftalmológicas, assim como estamos fazendo em outras especialidades”, disse o prefeito.
Além das cirurgias oftalmológicas, o município realiza 700 exames/ mês na clínica conveniada e outros 500/mês na Policlínica Vicente Mendes, relativos à especialidade.
DOENÇA – A catarata ocorre, principalmente, em decorrência do envelhecimento, mas pode ter relação congênita (de nascença), em alguns casos. Exposição excessiva ao sol também é um fator que favorece o aparecimento da doença.
Alguns sintomas como visão embaçada, dificuldade de enxergar à noite, a visão mostra um desbotamento ou amarelamento de cores, maior sensibilidade à luz, entre outros.
A cirurgia de catarata tem duração de 20 minutos e o paciente é liberado algumas horas depois.