Vivenciando a retomada das atividades turísticas no estado, o Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre registrou um aumento de 35% na movimentação de passageiros em julho comparado ao mês de junho. De acordo com a Aena Brasil, administradora do aeroporto recifense, aproximadamente 726 mil pessoas transitaram pelo terminal.
O estudo comparou ainda o resultado da movimentação de julho de 2021 com o mesmo período em 2019, um ano regular da atividade turística, apontando que o terminal já alcançou 92% da movimentação daquele ano. Com relação a julho de 2020, já durante a pandemia, o aumento foi de 265%.
“Esta fase de retomada apresenta números bastante animadores. Pernambuco caminha cada vez mais rapidamente para a recuperação total do seu turismo. Com segurança, respeitando os protocolos sanitários, conseguimos dar continuidade ao nosso trabalho de divulgar o Estado em todo o Brasil e atrair turistas. Agora em agosto, nossa malha aérea já chegou a 95% da malha de 2019, e nesta semana, tivemos a honra de anunciar que o Aeroporto do Recife foi considerado o quarto melhor da América do Sul no World Airport Awards, na categoria melhor aeroporto regional da América do Sul”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
No comparativo dos aeroportos do Nordeste, em que Recife lidera o ranking com mais de 700 mil passageiros, Salvador contabiliza 505.335 usuários, Fortaleza, 420.489, e Natal, 199.884 pessoas chegando e saindo dos terminais.
“Estes dados nos animam a seguir o trabalho de resgate da nossa movimentação de passageiros. Temos reuniões semanais com a Aena e com companhias aéreas para que cada vez mais voos sejam disponibilizados”, salienta o presidente da Empetur, Antônio Neves Baptista.
Atualmente, o Aeroporto do Recife tem autorização da Anac para operar ligações diretas a 35 destinos, sendo 34 nacionais e um internacional. Os voos têm como destino as cidades de Aracaju, Aracati (CE) Belém, Brasília, Campina Grande (PB), Caruaru, Confins (MG), Cuiabá, Fernando de Noronha, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Juazeiro do Norte (CE), Maceió, Manaus, Mossoró, Natal, Palmas, Patos (PB), Petrolina, Porto Alegre, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, São Luís, São Paulo (Campinas, Congonhas, Guarulhos, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto), Serra Talhada, Teresina, Uberlândia (SP) e Vitória. Fora do Brasil, a operação é para Lisboa.