Motociclistas representam 80% dos atendidos por acidente de trânsito no Hospital Dom Helder

Levantamento recente do Hospital Dom Helder Câmara (HDH), localizado no Cabo de Santo Agostinho, revela que acidentes envolvendo motocicletas são a principal causa de atendimentos relacionados ao trânsito na unidade. Desses, 80% das internações são decorrentes de acidentes com motos.

Neste mês, em comemoração ao Maio Amarelo, a unidade faz um alerta aos condutores sobre a importância da segurança no trânsito.

Unidade de referência em trauma na Região Metropolitana do Recife, o HDH recebe um alto fluxo de vítimas de acidentes de trânsito, sendo a maioria jovens do sexo masculino, com idades entre 20 e 39 anos. Entre abril de 2023 e abril deste ano, 519 pessoas foram atendidas no HDH após acidentes com moto.

Dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), com informações do Ministério da Saúde, indicam que entre março de 2020 e julho de 2021, o SUS registrou 308 mil internações de pessoas vítimas de acidentes de trânsito no Brasil.

Segundo Thiago Azevedo, diretor médico da unidade, é difícil prever o impacto de cada acidente, mas politraumas são comuns. “Não podemos prever qual dano cada acidente vai causar, como será o pós-acidente, mas sabemos que lesões graves muitas vezes exigem procedimentos cirúrgicos”, afirmou.

Dicas para prevenção de acidentes com motocicletas:
Uso de capacete: Piloto e passageiro devem sempre usar capacete, mesmo para curtas distâncias.
Limite de passageiros: Não exceda o limite de passageiros do veículo.
Distância segura: Mantenha uma distância segura dos demais veículos.
Respeito às regras: Obedeça aos limites de velocidade e às sinalizações de trânsito.
Manutenção do veículo: Realize as manutenções necessárias regularmente.
Em caso de acidente: Acione o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192.