Morreu na tarde desta segunda-feira (29), no Hospital Albert Einstein em São Paulo o maior jogador de futebol de todos os tempos. Edson Arantes do Nascimento (Pelé) não resistiu a complicações de um câncer no cólon e morreu em decorrência de falência múltipla de órgãos. A morte foi confirmada pelo hospital às 15h27.
A morte de Pelé teve grande repercussão no mundo inteiro. Jornais e celebridades do esporte e de outras áreas prestaram homenagens ao eterno rei do futebol. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão lamentou a morte de Pelé. “Hoje nos despedimos do Rei! Valoroso atleta e militar, Pelé encheu nossos corações de alegria. A Vice-Presidência da República, seus admiradores e amigos, enlutados, lamentam o falecimento do maior jogador de futebol do mundo. Que Jesus Cristo abençoe e conforte toda família.”
O jogador português Cristiano Ronaldo disse que Pelé é uma inspiração para todos, uma referência, ontem, hoje e sempre. “O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhamos, mesmo à distância”, escreveu Cristiano nas redes sociais.
Muitos jogadores brasileiros também usaram as redes sociais para prestar homenagens a Pelé. Ronaldo fenômeno disse que o mundo está de luto e que, nesse momento, há uma mistura da tristeza da despedida com o orgulho de tudo que Pelé escreveu. “Único, genial, técnico, criativo, perfeito, inigualável. Sem nunca ter saído do topo, ele nos deixa hoje”, disse Ronaldo Nazário.
O velório de Pelé está conformado para a Vila Belmiro, estádio do Santos, clube que revelou o jogador em meados dos anos de 1950. Ele será enterrado no Memorial Necrópole Ecumênica, na cidade de Santos.