Manifestações pró e contra Bolsonaro marcam 7 de setembro

Manifestações à favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estão nas ruas, na manhã desta terça-feira (07). Os apoiadores fazem concentração na rua Padre Bernardino Pessoa, no Bairro de Boa Viagem e pedem pelo voto impresso, saneamento das instituições, dentre outras reivindicações. Nas ruas da capital pernambucana é possível ver pessoas com trajes verde e amarelos, com frases demonstrando apoio ao presidente e críticas ao Supremo Tribunal Federal.

Também estão nas ruas, nesta terça-feira, os manifestantes do Grito dos Excluídos. O ato conta com a presença de movimentos sociais, igrejas, centrais sindicais, movimentos estudantis e partidos de esquerda. O grupo é organizado nacionalmente desde 1995 e, neste momento, estão reunidos na Praça do Derby, protestando contra as ações do governo federal, solicitando a saída de Jair Bolsonaro da presidência do país, com a premissa “vida em primeiro lugar”.

Com faixas e cartazes, os manifestantes também pediram por participação popular, vacina contra Covid-19 para todos, saúde, comida, moradia, trabalho e renda.

A caminhada saiu às 11h e percorreu a Avenida Conde da Boa Vista até a Ponte Duarte Coelho, no cruzamento com a Rua da Aurora, às 12h15. A concentração começou por volta das 9h, na Praça do Derby, região central da capital. 

Para este dia, o Ministério Público de Pernambuco emitiu uma recomendação para que a Polícia Militar evite excessos “na utilização da força e emprego inadequado de armas (letais e não letais)”, em virtude  do que houve no protesto de maio deste ano, em que dois homens perderam a visão de um dos olhos e pessoas ficaram feridas. A recomendação foi assinada pela 7ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos.