Manifestações por impeachment de Bolsonaro são realizadas em diversas capitais do país

Neste domingo (12), algumas cidades brasileiras tiveram atos contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), pedindo o impeachment do presidente. Também houve protesto contra o aumento do preço dos alimentos, da gasolina e do gás.

Os protestos foram convocados por organizações da direita não alinhada com Bolsonaro, como MBL, Vem Pra Rua e Livres. Em muitas das cidades, os atos foram chamados com o mote “Nem Lula, nem Bolsonaro”, o que afastou das ruas os movimentos sociais ligados ou aliados ao PT. Das siglas consideradas mais à esquerda do espectro político, representantes do PC do B confirmaram presença nos atos, enquanto o PDT aderiu oficialmente à manifestação, com o presidenciável Ciro Gomes, inclusive, discursando na Avenida Paulista, em São Paulo.

O pré-candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, afirmou que só com a união de diferentes forças será possível avançar com um processo de impeachment. “Nós somos diferentes, temos histórias diferentes, temos caminhadas diferentes, temos um olhar sobre o futuro do Brasil, provavelmente muito diferente. Mas o que nos reúne é o que deve reunir toda nação civicamente sadia. É a ameaça da morte da democracia e do poder da nação brasileira. Eu agradeço a oportunidade de lutar ao lado de tanta gente boa e que pensa diferente de mim, mas que aposta na liberdade e no direito do povo se organizar e construir o seu futuro. Nós estamos começando hoje, mas isso é só o começo”, disse.

Em Pernambuco, os manifestantes se concentraram no Marco Zero com faixas e cartazes pedindo o impeachment do presidente. O ato foi organizado por 11 movimentos. Entre eles, estão o Movimento Brasil Livre (MBL), União Juventude Liberal (UJL), União da Juventude Socialista (UJS), Juventude Livre, Juventude Socialista do PDT no Recife, Acredito Pernambuco, Rede Juventude do PSB, Juventude Cidadania e Juventude Diversidade.

As manifestações também ocorreram em outras cidades: Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Luís, Curitiba, Belém, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, Manaus, João Pessoa, Goiânia e Vitória.