De acordo com Pesquisa PoderData realizada no período de 2 a 4 de agosto deste ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 38% das intenções de voto para o primeiro turno das Eleições 2022, previsto para o dia 02 de outubro. Em segundo lugar, o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com 25%. Esta rodada foi a primeira a testar o nome do jornalista José Luiz Datena (PSL), indicando um forte equilíbrio entre os candidatos à chamada ‘3ª via’.
O apoio do atual presidente, que se mantinha em cerca de 1/3 do eleitorado, caiu para 1/4. Ciro Gomes, do PDT, marcou 8%; Datena, do PSL, ficou com 7%; João Doria, do PSDB, 6%; e Henrique Mandetta, do DEM, 4%.
Na possibilidade de um segundo turno do pleito, Lula venceria Bolsonaro por 52% a 32%. Nesse cenário, o atual presidente manteve a mesma taxa registrada há 1 mês. Lula oscilou para baixo 3 pontos percentuais. Bolsonaro também perderia para Doria, por 42% a 32%, e empataria com Datena, ambos com 34%. Lula venceria todos os candidatos testados.
A pesquisa ainda informa que 58% dos entrevistados avaliam o governo do presidente Bolsonaro de forma negativa. A oscilação foi no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, na comparação com o último levantamento, quando 62% diziam desaprovar a gestão federal.
Sobre o trabalho pessoal do presidente, os resultados mostram que 55% acham o desempenho de Bolsonaro ruim ou péssimo; outros 29% dizem que o chefe do executivo é ótimo ou bom, enquanto 11% o acham regular. As taxas também se mantiveram estáveis desde a última rodada, com variações na margem de erro.
Para essa pesquisa, a divisão de estudos estatísticos do Poder360 realizou 2.500 entrevistas em 491 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Estratificando o voto de cada entrevistado na pesquisa para o primeiro turno das eleições presidenciais, a pesquisa PoderData destaca:
- Por idade: Lula lidera em todas as faixas etárias. Tem a maior vantagem sobre Bolsonaro entre os mais jovens (42% x 20%) e a menor entre os que têm de 45 a 59 anos (33% x 30%);
- Por escolaridade: Datena sobe para 13% entre os que cursaram até o ensino fundamental. Bolsonaro tem 32% entre os que cursaram até o ensino médio;
- Por região: Bolsonaro lidera com 40% no Norte. Lula tem seu melhor desempenho no Nordeste (52%). Bolsonaro vence Lula nas regiões Norte e Sul;
- Por renda: Lula é o candidato de 39% dos desempregados e sem renda fixa. Entre os que ganham de 5 a 10 salários mínimos, 36% querem Bolsonaro.
Com informações do Poder 360