Liana Cirne critica Mendonça Filho e diz que deputado “retira todas as conquistas da educação

A vereadora do Recife pelo PT e professora de Direito da UFPE, Liana Cirne, não poupou críticas ao deputado federal Mendonça Filho (União-PE), relator da proposta que altera o Novo Ensino Médio (NEM).

De acordo com Liana, o relatório apresentado pelo deputado federal “retira conquistas” da educação.

“A proposta de Mendonça Filho para o Novo Ensino Médio retira todas as conquistas dos movimentos estudantis, alunos, professores e sindicatos. Ele quer manter a tragédia e desmonte que fez na educação pública brasileira”, escreveu Liana Cirne.

O substitutivo de Mendonça vem sofrendo críticas dos membros da Campanha Nacional pelo Direito à Educação que consideram que o texto retoma as normas do projeto do governo Temer. A organização reúne sindicatos, movimentos sociais, estudantis e comunitários.

“Querem discutir o futuro de nossos jovens a toque de caixa. O que vai ser votado, da forma que Mendonça apresenta, reduz a carga horária da Base Nacional Comum e coloca o notório saber de maneira muito forte, que é um desrespeito ao professor”, argumenta Liana Cirne.

“Os governos do PT fizeram uma revolução silenciosa na educação. Colocamos cotas nas universidades, inclusive na pós-graduação. Já a reforma aniquila não só o espanhol – que é uma língua fundamental para fortalecer o Mercosul e as nossas relações com a América Latina de um modo geral – retirando também a obrigatoriedade de matérias como filosofia, sociologia, educação física e arte. É completamente contra o projeto de mobilidade social que o governo Lula tem como propósito, ou seja, quer impedir que pobres ascendam para classe média”, pontua a vereadora.