As codeputadas Juntas (PSOL-PE) estarão, na quinta (18) e sexta-feira (19), nas cidades de Surubim, Vertente do Lério e Bom Jardim, no Agreste Setentrional, em agenda política para dialogar com grupos de mulheres, juventudes e agroecologia sobre as ações da mandata voltada para esses setores e região.
Recentemente, as parlamentares aprovaram 45 emendas impositivas para o orçamento estadual de 2022, ou seja, para a Lei Orçamentária Anual (LOA).
A área de meio ambiente, agroecologia e segurança alimentar (640 mil reais); população LGBTQIA+ (282.682 mil reais); e mulheres (240 mil reais) estão entre os setores que mais vão receber investimentos dessas emendas referentes a LOA, assim como o Agreste será a região com o segundo maior percentual, com um aporte de mais de 784 mil reais.
Esta é uma forma de fazer o Governo de Pernambuco investir em áreas específicas, levando oportunidades, ampliando a garantia de direitos e promovendo o enfrentamento às desigualdades para determinados grupos, que muitas vezes são invisibilizados pelo Poder Público.
Importante ressaltar que no momento, está acontecendo a seleção de projetos da edição do Edital Estamos Juntas deste ano. Ele incentiva e fortalece pequenos projetos e iniciativas sócio-eco-político-culturais com capacidade de transformar realidades no estado e promover conexões entre movimentos e ativistas.
Emenda parlamentar
Em fevereiro deste ano, as codeputadas estiveram em Surubim para pressionar pela liberação dos 363.525 mil reais em emendas parlamentares que destinaram ao município nesses dois anos na Alepe. Este ano, as emendas parlamentares destinadas a Surubim somaram R$ 203.525,00, sendo R$ 120 mil para a construção do SkatePark Surubim, uma demanda de longo tempo da juventude da cidade.
As Juntas pontuam que essa viagem faz parte do programa de interiorização das codeputadas, que atendem o interior e a Região Metropolitana com diversas ações, entre elas as emendas, e o Edital Estamos Juntas. As parlamentares acreditam que é fundamental que as pautas priorizadas por elas atinjam todo o estado, assim como é necessário trazer para dentro do mandato as demandas do interior, que muitas vezes são pouco valorizadas.
Quinta-feira (18)
09h – Coordenadoria da Mulher em Surubim
12h – Entrevista
13h – Seguem viagem para a cidade de Vertente do Lério
15h – Sítio Malembar
18h30 – Diálogo com grupos prioritários da mandata
20h – Entrevista
Sexta-feira (19)
08h – Seguem viagem para Bom Jardim
09h – AgroFlor (Vila Noelândia)
10h30 – Reunião com o diretório do PSOL Bom Jardim
13h – Retorno para Surubim
14h30 – Reduto Coletivo
18h – Luau da Juventude Negra