Neste Outubro Rosa, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes intensifica as ações de conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama. Os mamógrafos móveis do município chegarão a locais de grande circulação, como hospitais e centro de compras, ampliando o acesso das mulheres à mamografia de rastreio, indicada para aquelas sem queixas e na faixa etária de 50 a 69 anos, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde. Os exames serão realizados das 8h às 16h, seguindo a data agendada para cada local. Para realizar o procedimento, as mulheres devem residir no município e apresentar RG, CPF e cartão SUS no dia do exame. Serão ofertadas, gratuitamente, 1.220 mamografias, com cronograma nas sete Regionais do município. Nesta terça-feira (1º), a ação ocorreu na USF Engenho Velho.
Com o tema “Outubro Rosa: Atenção Integral à Saúde da Mulher”, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que o mês é dedicado aos cuidados com a saúde física e mental das mulheres. Nas unidades de saúde, haverá atividades como rodas de diálogo, com o objetivo de incentivar práticas saudáveis e ampliar o conhecimento sobre o próprio corpo e a importância do autocuidado.
“Mesmo assintomáticas, ou seja, que não sintam nódulos nos seios ou outro sintoma, e que não tenham casos de câncer na família, apesar de tudo isso, se está nesta faixa etária, é o momento de rastrear”, explicou a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, que reforçou que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.
O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre mulheres brasileiras. Além do histórico familiar, o estilo de vida e o histórico reprodutivo e hormonal são alguns fatores de risco. Para reduzir o risco, é fundamental manter um peso corporal adequado, praticar atividade física regularmente e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. A amamentação é considerada um fator protetor.
Segundo o Ministério da Saúde, são sinais de alerta do câncer de mama: saída de secreção pelo mamilo, vermelhidão na pele da mama, mama com aspecto de casca de laranja, nódulos palpáveis nas mamas, axilas ou no pescoço. Dor local também pode ser um sinal. A qualquer tempo, se a mulher perceber algum desses sinais e sintomas, ela deve procurar uma unidade de saúde do município para passar por uma consulta médica. Caso haja indicação, será prescrito o exame de diagnóstico por um médico e feito o encaminhamento para o Sistema de Regulação. Nesse caso, a mamografia será realizada num dos serviços conveniados ao município.
Confira o cronograma do mamógrafo móvel, para mulheres dos 50 aos 69 anos:
03/10 – UBT Sucupira – rua Marechal Cândido Rondon, 179 – Sucupira
04/10 – USF Curado 2 – rua Argemiro Alves, 05 – Curado II
08/10 – Shopping Guararapes – avenida Barreto de Menezes, 800 – Piedade
09/10 – Shopping Guararapes – avenida Barreto de Menezes, 800 – Piedade
09/10 – UBT Maria de Souza Ramos – rua José Geraldo de Abreu,125 – UR-6
10/10 – USF Curado 4 – rua Três, s/n – Curado IV
11/10 – USF Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – rua Gicineia, s/n – Zumbi do Pacheco
15/10 – Terreiro Império de Ogum – rua São Luís, 307 – Guararapes
17/10 – Policlínica Leopoldina – avenida Gonçalves Dias, 1.500- Jardim Jordão
18/10 – Hospital Memorial Guararapes – avenida Dr.Júlio Maranhão, 91– Prazeres
22/10 – Hospital Memorial Jaboatão – avenida General Manoel Rabelo,126 – Engenho Velho
23/10 – USF Integração Muribeca – rua Rio Tinto, s/n – Muribeca
24/10 – USF Barra de Jangada/UBT Praia do Sol – rua Caxias do Sul, s/n – Barra de Jangada
25/10 – Feirinha da Mulher Empreendedora – avenida Barreto de Menezes, 1.648 – Prazeres
29/10 – USF Nael Vicente – avenida Barão de Moreno, s/n – Vila Rica
30/10 – Policlínica Cônego Pedro de Souza – rua Joaquim Tenório, s/n – Cavaleiro
31/10 – USF Guararapes I e II – avenida Barreto de Menezes, s/n – Guararapes