Jaboatão amplia cuidado com a pessoa idosa lançando projeto de atendimento especializado

Referência em Pernambuco, sendo o único município com uma política publicada e em execução na rede de saúde, Jaboatão dos Guararapes dá mais um passo na atenção à pessoa idosa. O projeto-piloto, em parceria com o Governo do Estado, iniciou nessa segunda-feira (15), no Hospital Jaboatão Prazeres. O objetivo é realizar uma avaliação multidisciplinar e compartilhar o cuidado da pessoa idosa, além da troca de informações entre as secretarias municipal e estadual.

No projeto Linha de Cuidado da Pessoa Idosa é realizado um atendimento integral. A avaliação é feita anteriormente, a partir do acompanhamento na unidade de saúde de referência, que realiza o encaminhamento para o atendimento especializado ofertado pelo projeto. O cuidado integral inclui geriatria, serviço social, enfermagem, psicologia, fisioterapia e nutrição.
“Jaboatão tem uma política de cuidado da pessoa idosa, dos preventivos até as necessidades específicas. O objetivo do projeto é proporcionar qualidade de vida e prevenção das complicações advindas do envelhecimento”, explica a Secretária de Saúde, Zelma Pêssoa. As pessoas atendidas pelo projeto recebem orientações sobre hábitos saudáveis, como alimentação, prática de atividade física, bem como controle das doenças crônicas. “É uma atenção individualizada, mas também coletiva, uma vez que permite avaliar as necessidades do indivíduo e se elas se refletem no entorno”, completa a Secretária.
O projeto-piloto terá duração de 90 dias. Após a avaliação dos resultados, poderá ser expandido para outros bairros.