Como forma de reforçar o cuidado com os banhistas que frequentam as praias do litoral do município, a Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Defesa Social, iniciou, nesta sexta-feira (11), a instalação de novas placas de alerta em áreas específicas não apropriadas para o banho de mar. A iniciativa municipal, em parceria com a Secretaria Especial de Comunicação, responsável por confeccionar os modelos seguindo símbolos universais, visa garantir maior segurança para a população naqueles trechos em que existem valas e correntezas mais fortes, o que aumenta o risco de afogamentos.
As placas possuem informações em português e inglês, orientando as pessoas sobre os cuidados nas áreas. Os itens também trazem orientações sobre quais números acionar em casos de emergência. “Esses equipamentos são importantes tanto para orientar a população, como para auxiliar o trabalho dos nossos guarda-vidas. Temos o maior litoral de Pernambuco, com 33 quilômetros, e, mesmo com toda a nossa estrutura e equipe do Salvamar do Ipojuca, é impossível estar o tempo todo em todos os locais”, lembra o secretário municipal de Defesa Social, Osvaldo Morais.
Inicialmente serão instaladas seis placas de um total de 20 que estarão afixadas nos trechos definidos pela Defesa Social e conjunto com Savalmar do município. O início da afixação já assegura uma maior proteção com a proximidade do feriado de Proclamação da República e da alta estação, quando aumenta muito o fluxo de turistas e veranistas nas praias do Ipojuca. Entre os trechos onde as placas serão colocadas, estão pontos das praias de Muro Alto, Porto de Galinhas e Borete. “Esse trabalho da Defesa Social se soma ao trabalho da Secretaria de Comunicação que já havia instalado outras placas, no último mês de setembro, com informações das praias para os turistas”, reforçou o secretário da pasta, Puran Medeiros. As estruturas informam os atrativos, atividades que podem ser realizadas nas praias, distâncias para outros pontos e telefones úteis de contato.