Ipojuca destaque positivo em ranking das cidades inteligentes na área de segurança

Ipojuca é mais uma vez referência na área da defesa social entre as cidades inteligentes. O município pernambucano se destacou como primeiro colocado entre aqueles com até 100 mil habitantes, e segundo no quadro geral, no eixo de segurança pública no Ranking Connected Smart Cities – edição 2023. Com a nota de 4,419, Ipojuca é o único município do Nordeste entre as dez primeiras posições no segmento.

O recorte de segurança do Ranking Connected Smart Cities é composto por seis indicadores, sendo cinco concebidos para o próprio eixo de segurança e um para o eixo de meio ambiente. São eles: Taxa de homicídios; Mortes no trânsito; Policiais por habitantes; Centro de controle e operações; Despesa com segurança; e Monitoramento de área de riscos. Os indicadores da iniciativa foram desenvolvidos pela consultoria Urban Systems, que qualificam as cidades mais inteligentes e conectadas do país.

Para a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, “este reconhecimento reforça o quanto nós temos avançado na área de segurança pública ao longo dos últimos anos, construindo ações em parceria com as esferas estadual e federal para a proteção da população. Neste ano, por exemplo, tivemos iniciativas importantes como o início pioneiro em Pernambuco das câmeras corporais para os guardas municipais e a renovação dos veículos utilizados pelas unidades de segurança e trânsito da cidade”, lembrou a gestora. De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Osvaldo Morais, “esse resultado demonstra a importância da atuação no município na vertente da segurança pública municipal. Receber esse prêmio é a certeza que estamos no caminho certo com uma a Guarda Municipal referência no Estado e valorizada junto a o que há de mais modernos em segurança tecnológica”, informou.