Em mais uma iniciativa que agiliza os procedimentos relacionados à abertura, alteração e baixa de empresas, a Prefeitura do Ipojuca e a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) formalizaram a entrada do município na modalidade simplificada do Balcão Único, que facilita a vida dos empreendedores, ampliando a atração de negócios e a geração de empregos. A assinatura do convênio que marcou a inclusão da cidade no sistema ocorreu durante reunião, nesta segunda-feira (05), com a presença da prefeita Célia Sales e do presidente da Jucepe, Gabriel Cavalcante, na sede do órgão estadual, no Recife.
Com a adesão ao Balcão Único, a legalização de empresas, que já foi encurtada com ações como a REDESIM e o Endereço Cidadão, o processo que ocorre em até 60 horas, agora poderá acontecer em até duas horas. Segundo a prefeita Célia Sales, “Ipojuca é referência em vários setores da economia, e estamos a cada dia melhorando esse ambiente de negócio. Estamos fazendo esse trabalho ao longo dos últimos anos tornando o município cada vez mais competitivo”, disse a gestora. De acordo com o presidente da Junta Comercial, Gabriel Cavalcante, atualmente 22 municípios pernambucanos já aderiram ao Balcão Único, o que corresponde até 98% do PIB do Estado. “Não temos dados concretos pois o lançamento foi no último mês de dezembro, mas temos um estudo de viabilidade que a abertura será de 60 horas para duas horas no pleno funcionamento, com alvarás e licenças de empresas de médio risco, sendo uma determinação da governadora e que estamos cumprindo as metas”, informou o presidente da Jucepe.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Ipojuca, Puran Medeiros, “o que pudermos fazer para dar transparência e celeridade na desburocratização na abertura de empresas, nossa equipe está trabalhando para isso, atraindo empresas e facilitando esse processo de abertura de novos empreendimentos, gerando novos postos de trabalho para os ipojucanos”, pontuou o gestor. A reunião contou ainda com a presença do diretor de Desenvolvimento Econômico do Ipojuca, Gustavo Veiga, e do servidor economista da Prefeitura, Diego Costa.