A ministra da Defesa do Chile, Maya Fernández Allende, interrompeu as férias na Praia dos Carneiros, onde passava um curto período de descanso, para acompanhar as ações do Governo do Chile no combate aos incêndios florestais que atingem a região turística de Valparaíso, no centro do país, desde a sexta-feira (2), assim como áreas no sul do território. Ela foi chamada às pressas pelo presidente Gabriel Boric, retornando na madrugada deste domingo.
Maya estava hospedada na casa da vice-presidente nacional do Partido Solidariedade, Marília Arraes. Elas são amigas e companheiras de militância política há cerca de 10 anos e mantêm até hoje uma relação de afinidade. Coincidentemente, também, ambas são netas de figuras icônicas da esquerda internacional.
Outras conexões – os avós de Maya, ex-presidente do Chile Salvador Allende, e de Marília, o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, também eram amigos e aliados políticos, e foram depostos, respectivamente, através de golpe militar enquanto exerciam seus mandatos.