O Governo do Estado iniciará, hoje, o pagamento, em parcela única, do 13º do Bolsa Família obedecendo ao calendário do programa, que leva em consideração o último dígito do número do NIS. O aporte financeiro representará um investimento de R$ 161.592.887,00 e contemplará 1.077.293 de pernambucanas e pernambucanos em situação de vulnerabilidade social.
O investimento feito pelo governo estadual, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), reforça o combate à pobreza em Pernambuco e ajudará a injetar recursos no comércio local, favorecendo a economia.
“Com o pagamento do 13º do Bolsa Família reforçamos o compromisso da gestão Raquel Lyra de proteger socialmente aqueles que mais precisam. Novas ações, ainda mais amplas, no sentido de efetivamente reduzir a desigualdade social no Estado, serão anunciadas em breve”, afirma Carolina Cabral, titular da SDSCJPVD.
A secretária estadual lembra que outras ações já estão em curso para melhorar a qualidade de vida da população. “Este ano, fizemos a maior pactuação financeira da história do estado no que se refere à transferência de recursos para a assistência social dos municípios, garantindo R$ 52,4 milhões. Esse valor representa um aumento de 111% em relação aos valores pagos no exercício anterior”, afirmou Carolina Cabral.
Terão direito ao 13º do Bolsa Família aquelas pessoas aptas e que receberam o Auxílio Brasil por, pelo menos, seis meses do ano passado, intercalados ou consecutivos. O saque do valor pago pelo governo estadual deverá ser feito nos mesmos locais onde o beneficiário já recebe o dinheiro do programa Bolsa Família: agências da Caixa Econômica Federal, postos de atendimentos bancários, postos avançados de atendimento, unidades lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes CAIXA Aqui.
Para saber se o recurso estará disponível, os beneficiários poderão fazer, a partir de hoje, uma consulta no site https://www.sdscjpvd.pe.gov.br/. A SDSCJPVD também disponibilizará em sua homepage uma seção de Perguntas e Respostas para que os beneficiários tirem as dúvidas sobre o pagamento do benefício. Além disso, a Ouvidoria Geral (162) estará atuante para atender à população em relação a dúvidas sobre o 13º do Bolsa Família.