O Governo de Pernambuco realizou, nesta terça-feira (27), a entrega da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Palmares, a 14ª do Estado. A unidade beneficiará 14 municípios da região, contemplando 381 mil pessoas das cidades de Água Preta, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Ribeirão, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Tamandaré e Xexéu.
“É um equipamento moderno que vai ofertar consultas e exames especializados, além de tratamentos adequados para os pacientes que serão atendidos aqui. A instalação dessa unidade trará, com certeza, uma qualidade fundamental para a melhoria da saúde da população pernambucana”, destacou Paulo Câmara.
Nela, os usuários contarão com atendimentos, exames e procedimentos em diversas especialidades médicas e não-médicas. Além disso, o serviço, assim como a UPAE Escada e a unidade de Carpina, inauguradas nas últimas semanas, fará parte da descentralização da assistência em saúde ao pé diabético e feridas complexas, bexiga neurogênica, pacientes ostomizados e reabilitação pós-Covid.
“Agora, a Mata Sul conta com dois serviços essenciais para descentralizar e qualificar a assistência em saúde no interior do Estado. As demais unidades estão espalhadas por todas as regiões, ofertando consultas e exames no território dos habitantes”, ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo.
A unidade vai contar com atendimentos nas especialidades de alergologia, angiologia/cirurgia vascular, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, mastologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, proctologia, reumatologia, pediatria e urologia. Haverá, ainda, especialidades médicas de apoio diagnóstico e terapêutico, além da oferta de mais de 20 exames, como endoscopia, radiologia, biópsias, mamografia, ultrassonografia e ecocardiograma.
Assim como as UPAEs de Escada e de Carpina, o serviço de Palmares também contará com aparato de alta tecnologia para a assistência oftalmológica, com a realização de exames fundamentais para diagnóstico de doenças oculares.
REDE – As outras 13 UPAEs em funcionamento estão em Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Ouricuri, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada, no Sertão; Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns e Limoeiro, no Agreste; em Escada, na Mata Sul; em Carpina, Zona da Mata Norte; e em Abreu e Lima, na Região Metropolitana.
As 11 UPAEs que estavam em funcionamento em 2021 realizaram, no ano passado, mais de 438 mil atendimentos, entre consultas, sessões de reabilitação e cirurgias ambulatoriais, além de 683 mil exames. No primeiro semestre de 2022, já foram feitos mais de 283 mil atendimentos e 446 mil exames.