Geraldo Julio regulamenta decreto e divulga regras de vacinação e testagem em igrejas

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Júlio (PSB), regulamentou o acesso a templos religiosos, com mais de 300 lugares, com vacinação completa ou testagem de covid-19 para os frequentadores. A regulamentação foi publicada nesta quarta-feira (06), no Diário Oficial do Estado, com base na exigência anunciada pelo governador Paulo Câmara (PSB) em 27 de setembro.

Pela portaria assinada por Geraldo Júlio, os cultos ecumênicos, em qualquer dia da semana, só poderão acontecer entre 08h e 01h da madrugada. Os templos religiosos só poderão receber 2.500  pessoas ou 80% da capacidade.

Sobre a polêmica do decreto, a portaria do secretário de Desenvolvimento Econômico foi rigorosa.  Igrejas com 300 lugares, o ingresso será “apenas de público 90% vacinado com duas doses ou vacina de dose única e 10% com a primeira dose e teste rápido de covid realizado durante o período de 24 horas que antecedem o evento ou teste RT-PCR negativo realizado até 48 horas antes do evento”.

A Portaria Conjunta SES/SDEC 037 de 2021, assinada por Geraldo Julio e pelo secretário de saúde, André Longo, permitiu ainda que a música ao vivo nas igrejas e cultos religiosos seja “sem espaço para dancing e pessoas em pé, com uso obrigatório de máscara”.

Após o decreto do governador sobre o acesso às igrejas, a questão tornou-se uma polêmica nacional. O PSC, do deputado federal André Ferreira e do deputado estadual Coronel Alberto Feitosa, ingressou com ação no STF, contra o decreto. Não há decisão ainda. No plano local, o Republicanos também fez o mesmo, por meio de ação do deputado federal Ossésio Silva.