A Gol Linhas Aéreas anunciou, nesta terça-feira (10), dia do aniversário de 518 anos de Fernando de Noronha, que todos os voos da GOL de ida e volta para a ilha, com decolagem a partir de Recife, terão emissão neutra de carbono a partir do dia 1º de setembro.
A iniciativa, que é pioneira no país, será executada em parceria com a Moss, uma das maiores plataformas de créditos de carbono do mundo.
A neutralização do carbono vai acontecer com o plantio de árvores, alternativa encontrada para reduzir o impacto do poluente nos voos para a ilha. Segundo os pesquisadores, Noronha tem, atualmente, 5% da camada vegetal que existia quando ocorreu a ilha foi descoberta.
Os especialistas indicam que, das emissões totais de gases emitidos em Fernando de Noronha, mais da metade sai do transporte aéreo. Parte dessas emissões será subtraída com a nova ação da GOL e a Moss.
Cada ida e volta ao arquipélago deixa uma pegada ambiental média de 14,18 toneladas de CO2e e, em comparação, a cada 25 idas e voltas garantiremos um hectare de Floresta Amazônica preservada. Só no primeiro semestre de 2021, a GOL transportou 35 mil passageiros para Noronha – uma média de 5.830/mês – além de 89 mil kg de cargas diversas e essenciais segundo dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
“Essa neutralização está alinhada com o Projeto Noronha Carbono Zero 2030. A ilha pretende ser o primeiro destino brasileiro livre de emissões de gases de efeito estufa”, afirmou o comandante e assessor de projetos ambientais da companhia, Pedro Scorza.
O administrador da ilha, Guilherme Rocha, confirmou que o governo quer zerar a emissão do carbono em Noronha até 2030. “Com o carbono neutro nos voos da Gol, ganhamos uma forte contribuição para a preservação do meio ambiente”, declarou Rocha.
Vale salientar que, desde o dia 5 de junho, os Clientes da GOL podem voluntariamente compensar a emissão de carbono de seus voos, uma possibilidade estabelecida pela Companhia com ineditismo na América Latina, também com a colaboração da MOSS. #MeuVooCompensa é o título dado à iniciativa e à campanha.
Os voos da companhia com carbono neutro rumo a Noronha, além de estarem de acordo com as normas e tendências mundiais de preservação do meio ambiente, são um reforço para que a ilha cumpra sua meta do programa Carbono Zero. De acordo com o decreto estadual nº 306/2019, será proibida a entrada, daqui a exatamente um ano, em 10 de agosto de 2022, de carros que fazem a emissão de dióxido de carbono. E, a partir de 2030, todos os veículos movidos a gasolina, álcool e óleo diesel deverão ser retirados da ilha.
“Fernando de Noronha é um dos destinos indutores do Turismo de Pernambuco e todas as ações de sustentabilidade ambiental, tanto do Governo do Estado quanto da iniciativa privada, colaboram muito para que a ilha atraia cada vez mais visitantes. A GOL está de parabéns por anunciar o voo carbono neutro, demonstrando o comprometimento da empresa com o meio ambiente, e num momento tão especial para o Estado, que é essa retomada do turismo”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.