Falta pouco menos de um ano para o pleito municipal de 2024, em que a população escolherá quem comandará os municípios pelos próximos quatro anos. Apesar da distância o tema já ocupa conversas, que acontecem desde à porta das casas até às reuniões de cientistas políticos. Em Jaboatão, uma das cinco maiores cidades da Região Metropolitana do Recife, não é diferente.
O ressurgimento do ex-prefeito Elias Gomes (PT), já despontando como favorito tem chamado a atenção. O agora petista iniciou sua movimentação repetindo um modelo utilizado por ele no pleito de 2008, quando iniciou a corrida com 2% da intenção de votos e venceu no primeiro turno. A grande diferença é que o gestor, após iniciar as visitas, desencadeou um burburinho na cidade de uma volta ao comando da cidade e já apareceu na primeira rodada de pesquisa de intenção de votos ocupando primeiro lugar isolado em todos os cenários.
Com essa movimentação, o nome de Elias Gomes se tornou o mais forte da oposição ao prefeito Mano Medeiros (PL), integrante do grupo dos Ferreiras, que comanda a cidade há sete anos. Essa força foi demonstrada no ato de filiação ao PT, realizado no final do mês passado, que contou com a presença de lideranças nacionais do partido como a presidente nacional, Gleisi Hoffmann, o senador Humberto Costa, além de deputados estaduais, federais e líderes dos partidos da federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B).
FRENTE FORTE – As movimentações de Elias Gomes não se resumem à majoritária e se estende à montagem das chapas proporcionais. Com sua experiência, Gomes tem dialogado com lideranças e recrutado pré candidatos à Câmara de Vereadores, montando partidos com possibilidades reais de eleição, com vistas a, se eleito, ter uma bancada que dê sustentação a um possível mandato.
MOVIMENTO VIRTUAL – Nas redes sociais o petista tem demonstrado muita vontade de disputar mais uma vez o comando da cidade. Sua postura é sempre de comparação, apresentando os seus feitos dos oitos anos que esteve à frente da cidade e comparando com os pouco mais de sete anos do grupo dos Ferreira. A estratégia tem dado certo e Gomes, atualmente, é o pré-candidato que mais ganha seguidores nas redes.