A candidata a prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), participou, nesta terça-feira (24), do debate promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio PE). O encontro foi realizado na sede da entidade, na área central da Capital. O espaço democrático, com mediação do jornalista Aldo Vilela e transmissão ao vivo pela Rádio CBN, possibilitou a exposição de ideias e experiências exitosas, além de planos para a cidade seguir o ritmo de desenvolvimento, impulsionando a qualidade de vida da população.
O presidente do Sistema Fecomércio/SESC/Senac-PE, Bernardo Peixoto; a cientista política Priscila Lapa; e o economista Luiz Maia também estiveram à frente da sabatina. Como ponto de partida no encontro, Mirella foi questionada sobre os mecanismos que pretende implantar para a redução de tributos, como estímulo ao setor comercial. “Uma das nossas principais bandeiras está na ampliação da desburocratização, favorecendo a criação de novos ambientes de negócios dentro da cidade”, explicou.
Seguindo nesta linha, apresentando seu caminho concreto de trabalho, Mirella também foi indagada sobre melhorias para possibilitar essa abertura de empresas. “Temos conseguido integrar os serviços das diversas secretarias, unindo plataformas e novas tecnologias, para facilitar ao empresário a emissão de documentações, alvarás e demais medidas requeridas. São ações em andamento e que estarão ainda mais consolidadas em nosso governo”, respondeu.
O tema segurança pública também foi sinalizado no debate, reforçando as ações do município em diálogo com o poder estadual. Neste ano, a atual gestão entregou o Posto Integrado de Segurança Pública, na orla de Bairro Novo. O equipamento atua como ponto de monitoramento para todas as secretarias que têm atuação na praia, como Guarda Municipal, Controle Urbano, Trânsito e Vigilância Sanitária, além do apoio à Polícia Militar de Pernambuco. O local possui um equipamento integrado com uma malha de câmeras espalhadas pela orla, ligadas também ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS). “Levar o empreendedorismo para os jovens, para dentro das comunidades, também é uma ferramenta que promove transformação de vidas e resulta em uma cultura de paz”, lembrou.
Entre os pontos fortes do trabalho construído na cidade, Mirella lembrou a nova Avenida Presidente Kennedy, antes conhecida como “avenida da morte” e que ganhou novos rumos, atraindo empreendimentos de pequeno e grande porte, gerando empregos e mudando a vida das pessoas. O polo automotivo também foi devolvido para a cidade. As ações em locais como Casa Caiada e Bairro Novo, que recebem o projeto Novo Caminho, trazendo mobilidade e atração de negócios, ainda foram elencadas.