A partir da colaboração da deputada estadual Gleide Ângelo (PSB), o candidato da Frente Popular à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT), apresentou, nesta quarta-feira (28), propostas do plano de governo voltadas à prevenção e ao combate à violência de gênero na segunda maior cidade de Pernambuco. “Esse é um debate urgente e que precisa contar com o engajamento de toda a sociedade, principalmente diante do atual cenário”, disse Elias ao citar dados oficiais da Secretaria de Defesa Social (SDS) que apontam o município como segundo mais violento do estado.
Responsável pela criação do Centro Maristela Just, espaço que oferece apoio jurídico e psicossocial a mulheres vítimas de violência, Elias defendeu a descentralização do atendimento, com a presença de equipes multidisciplinares nas sete regionais da cidade, bem como uma parceria com a SDS na capacitação de profissionais do setor de segurança pública, principalmente os que atuam nas Delegacias da Mulher.
“Outro ponto de destaque é a proposta que prevê a implementação de campanhas educativas permanentes de combate à violência de gênero, doméstica, política e étnico-racial, com ênfase nas leis de proteção à vida, tanto no meio urbano quanto nas áreas rurais do município”, pontuou Elias.
Em paralelo, o candidato ressaltou a importância de reservar 5% das vagas de trabalho para vítimas de violência e de criar estratégias para assegurar empregabilidade e renda para mulheres.