Elias apresenta proposta para implantação de Compaz no Jaboatão

Ex-prefeito e pré-candidato da federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB) à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT) esteve reunido com o secretário de Segurança Cidadã do Recife, Murilo Cavalcanti, durante o primeiro encontro temático Jaboatão do Futuro, realizado no fim de semana. Em pauta, a proposta de implantação de Centros Comunitários da Paz (Compaz) na segunda maior cidade de Pernambuco.

Baseado na experiência colombiana das bibliotecas-parques e de outras fontes de espaços de cidadania, o equipamento foi concebido com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário. O centro se destaca tanto pela estrutura quanto pela quantidade e qualidade dos serviços e atendimentos oferecidos, a exemplo de cursos de capacitação.

Ao defender a necessidade de o governo municipal voltar se inserir no debate sobre a segurança pública, Elias ressaltou a escalada da violência no Jaboatão dos Guararapes, que, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) do Governo de Pernambuco, apenas nos primeiros quatro meses do ano, registrou um total de 91 vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).

“Estamos diante de um dado alarmante. Jaboatão hoje é a segunda cidade mais violenta do estado. E enquanto a atual gestão se omite do debate sobre a segurança pública, nos reunimos com autoridades no assunto para buscar soluções. O Compaz é uma grande ferramenta social para enfrentarmos as desigualdades e a violência urbana e que pode, ao mesmo tempo, gerar novas oportunidades. É com novas ideias e muita inovação que iremos superar os desafios que virão”, disse Elias.

“Elias Gomes é um grande quadro do estado de Pernambuco, testado nas urnas e testado na gestão pública. E vamos contribuir com a experiência do Compaz, a maior fábrica de cidadania do Brasil, que transforma jovens e leva dignidade para toda a população, principalmente para a parcela mais carente”, acrescentou o secretário Murilo Cavalcanti.