Educação Integral foi o tema da abertura do ano letivo de Ipojuca

O 10° Seminário Regional do Litoral Sul – ESCOLA? PRESENTE, que marca a abertura do ano letivo em Ipojuca, trouxe como tema “Caminhos para a Educação Integral: saberes e fazeres pedagógicos inovadores na construção de uma gestão pedagógica”. A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Brasileiro Pró Cidadania, realizou, nesta sexta-feira (03), no auditório do Hotel Armação, a cerimônia oficial de abertura do ano letivo de 2023 voltado para os profissionais da Educação. A chefe do Executivo Municipal, Célia Sales, fez a abertura ao ao lado da vice-prefeita Patrícia Alves e demais autoridades locais.

“Tenho certeza que com trabalho, respeito e investimento, alcançaremos os melhores indicadores da história da Educação do Ipojuca”, disse a prefeita Célia Sales. Ela garantiu aos professores que a política de valorização será permanente e que o Bônus de Desenvolvimento Educacional, lei criada no ano passado, será mantida este ano. Como tradicionalmente acontece, a abertura da solenidade ficou por conta da Cia Educandartes, uma companhia de teatro formada por estudantes da rede, que trouxe a peça “Me Soltem”, com um enredo que reforça a importância da Educação Integral, temática central do evento, uma proposta educacional que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos alunos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo.

De acordo com o secretário de Educação do Ipojuca, Francisco Amorim, 2023 será o ano de uma gestão focada em resultados. “Este ano nós vamos apostar ainda mais na melhoria na qualidade educacional. Temos condições de fazer muito mais do que já fazemos e a prefeita tem investido bastante na Educação. Só no ano passado foram 33% do orçamento municipal”, informou o gestor arrancando aplausos da plateia. A programação também contou com a participação do Prof. Dr. Bruno Severo, com a palestra “Felicidade: o que a educação tem a ver com isso?” e da consultora educacional e ex-presidente da Undime, Cleuza Repulho, que discutiu sobre a necessidade da gestão escolar debater e garantir a efetivação da Educação Integral, temática escolhida para nortear a prática educacional da rede municipal do Ipojuca.