O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, confirmou que deixa o DEM para se filiar ao PSD, presidido por Gilberto Kassab. Em entrevista à Folha de São Paulo divulgada nessa 6ª feira (7.mai.2021), Paes falou sobre a escolha pela nova sigla.
“Comecei a conversar com partidos e quadros da política brasileira. Eu tenho claro que o PSD conseguiu ao longo desse curto período de existência ganhar dimensão de um partido grande, que tem um perfil de centro, que busca soluções para o país.”
O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), ex-presidente da Câmara, deve seguir o aliado e anunciar sua filiação em breve. O Poder360 apurou a informação com integrantes das duas siglas.
Paes disse torcer pela filiação de Maia. “Se Deus quiser vai também para o PSD”, afirmou.
Desde a eleição que escolheu Arthur Lira (PP-AL) como presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e seus aliados romperam com o presidente do DEM, ACM Neto.
Na ocasião, a maioria dos deputados do Democratas votou em Lira, com o apoio do presidente Jair Bolsonaro.
Em março, Maia chegou a afirmar à revista Veja que havia aceitado um convite para filiação ao MDB, feito pelo deputado Baleia Rossi (MDB-SP), presidente da legenda. O acerto, contudo, naufragou.
A mudança interfere no cenário das eleições para o governo fluminense em 2022. Maia é um dos cotados a compor chapa para disputar o comando do Palácio das Laranjeiras. O nome de Paes, eleito com boa margem para a Prefeitura da capital em 2020, também é cogitado.
Com informações do Poder 360