Em resposta ao projeto “Dia de Quem Cuida de Mim” do vereador recifense Ivan Moraes, o Deputado Joel da Harpa disse que: “para a felicidade da família pernambucana, desde 2018, o Dia das Mães e Dia dos Pais é lei no Estado de Pernambuco”.
A Lei Ordinária 16. 283/2018, de autoria do parlamentar, institui o Dia Estadual dos Pais é agosto. A lei também institui, no mês de maio, o Dia Estadual das Mães. Ambas as datas integram o calendário oficial de datas comemorativas do estado.
A lei foi sancionada ainda no primeiro mandato de Joel preocupado com o fortalecimento da família tradicional. Portanto, era necessária um proteção legal com o proposito de oficializa-las visto que datas de tamanha importância devem ser preservadas e sempre lembradas, evitando qualquer tentativa de banimento que venha a instituir sua exclusão, a fim de manter os paradigmas sociais.
Portanto, ao contrário do que diz o projeto de lei municipal 405/2021, quanto a falsa ideia de que o “conceito de família sofreu diversas alterações no decorrer dos anos”, o Dia dos Pais e Dias das Mães, em Pernambuco, estão mais fortalecidos do que nunca contra teorias esquerdistas que querem desestabilizar e destruir tradições. Pai é pai e mãe é mãe nada vai mudar isso.