Deputados fazem visita à Masterboi, em Canhotinho

A convite do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), deputados estaduais conheceram, nesta quinta-feira (27.04), as instalações e o funcionamento do frigorífico da Masterboi, em Canhotinho, no Agreste Meridional.

Recebidos pelo diretor administrativo da empresa, Miguel Zaidan, os parlamentares percorreram todos os setores da unidade industrial, viram de perto as operações, cumprimentaram funcionários e acompanharam uma apresentação sobre os impactos da chegada da empresa na economia da região. Em viagem, o presidente do grupo, empresário Nelson Bezerra, não pôde acompanhar a visita.

De acordo com Zaidan, foi uma grande satisfação receber os deputados no frigorífico de Canhotinho. “Aqui, eles puderam constatar a grandiosidade desta indústria da Masterboi, abatedouro de bovinos, caprinos, ovinos e suínos, que está contribuindo para o desenvolvimento do município e da região. Já temos 470 funcionários diretos, mas temos capacidade e vamos para ampliar muito mais. É uma semente muito frutífera que está fazendo bem para o nosso estado”, disse.

Por sua vez, Porto afirmou que a visita teve o intuito de mostrar aos deputados o potencial do mercado do interior do estado e o quanto uma indústria do porte da Masterboi é capaz de transformar realidades. “O empreendimento está mudando a vida dos pernambucanos, principalmente no Agreste. A visita mostra a realidade de hoje, que passa pela expansão do agronegócio, o melhoramento da genética dos rebanhos e o desenvolvimento do estado como um todo”.

Porto destacou que os benefícios sociais e econômicos gerados pelo frigorífico já estão impactando todo o Agreste, com repercussão em Pernambuco e em estados vizinhos.
A unidade já recebe animais vindos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Piauí e Maranhão. “Grandes e pequenos pecuaristas passaram a ter um comprador certo e habilitado a oferecer preços atrativos. Ou seja, os produtores agora têm para quem vender os seus animais, com garantia de pagamento certo ”, afirmou.

Inaugurada em agosto de 2022, a fábrica é resultado de um investimento de R$ 120 milhões e, quando estiver em operação plena, gerará 800 empregos diretos e cerca de 3,5 mil indiretos. A capacidade de abate é de 500 bois por dia, mas com potencial e tecnologia para chegar ao dobro. Desde janeiro, a unidade iniciou o abate de suínos e planeja a introduzir com caprinos e ovinos.

Entre os deputados presentes à visita técnica estiveram o 1° secretário Gustavo Gouveia (Solidariedade), Sileno Guedes (PSB), Antonio Coelho (União), Lula Cabral (Solidariedade), Joãozinho Tenório (Patriota), Jarbas Filho (PSB), Eriberto Filho (PSB), Mário Ricardo (Republicanos), Jeferson Timoteo (PP), Nino de Enoque (PL), José Patriota (PSB), Henrique Queiroz Filho (PP), Renato Antunes (PL), Kaio Maniçoba (PP), Rodrigo Novaes (PSB), João de Nadegi (PV), Joaquim Lira (PV), Claudiano Filho (PP), Fabrizio Ferraz (Solidariedade), José Patriota (PSB), Abimael Santos (PL) e France Hacker (PSB).

Também integraram a comitiva a prefeita de Canhotinho, Sandra
Paes (PSDB), o prefeito de Quipapá, Alvinho Porto (PSDB), e o ex-prefeito de Canhotinho Felipe Porto.