Deputado se pronuncia sobre troca de secretários estaduais e aponta preocupação com “instabilidade interna”

As movimentações realizadas no governo estadual vêm levantando muitas questões entre os pernambucanos. A troca mais recente foi na Secretaria de Defesa Social. Carla Patrícia deu lugar ao delegado e ex-titular da pasta Alessandro Carvalho. A também delegada foi a quinta secretária a deixar a gestão, em pouco mais de um mês. Diante do cenário, o deputado Romero Albuquerque expressou preocupação com o rumo da gestão e o impacto das mudanças na vida dos pernambucanos.

“Sabemos das dificuldades que um governo pode ter no início de uma gestão, mas a população não pode ser bombardeada com informações que presumam uma instabilidade interna. Desejo profundamente que sejam ajustes para que o governo mostre a que veio e consiga prestar melhores serviços à população”, o deputado comentou.

Recentemente, o deputado, que é membro da Comissão de Segurança Pública da Alepe, fez críticas à atuação da ex-secretária em relação às exclusões de policiais. Romero apontou um acuamento da força policial em razão do desamparo provocado pelas consecutivas expulsões de agentes por “motivos questionáveis, que mostram o risco de procedimentos apressado”. Na última semana, uma agente que havia publicado um vídeo criticando a corporação teve sua expulsão publicada em Diário Oficial, sob a alegação de ter gerado repercussões negativas à Polícia Militar de Pernambuco.

HISTÓRICO

Além da delegada Carla Patrícia, outros quatro secretários estaduais saíram do governo. No dia 20 de julho, Silvério Pessoa saiu da Secretaria de Cultura, às vésperas do Festival de Inverno de Garanhuns. Na ocasião, disse que iria se dedicar à carreira e à docência.

Nove dias depois, foi a vez da filósofa Regina Célia Barbosa e do engenheiro agrônomo Aloisio Ferraz deixarem os cargos de secretários da Mulher e de Desenvolvimento Agrário, respectivamente. Quatro dias depois da saída de Regina Célia, o governo publicou no Diário Oficial a exoneração de 14 funcionárias da Secretaria da Mulher do estado.

Em 26 de agosto, o engenheiro Evandro Avelar foi exonerado da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).