Defesa Social do Cabo apresenta implementação do Programa CidadeSusp

A Secretaria de Defesa Social do Cabo de Santo Agostinho recebeu nessa quarta-feira (06), representantes da segurança pública estadual e municipal para apresentação do CidadeSusp, programa do Governo Federal para segurança pública dos municípios.

Estiveram presentes o prefeito do Cabo, Keko do Armazém, o vice-prefeito, José de Arimateia, o deputado estadual Jeferson Timóteo, o Comandante-Geral do 18º Batalhão da Polícia Militar, Armstrong Francisco, e o secretário de Defesa Social, Pablo Carvalho.

O CidadeSusp é um Programa Nacional de Fortalecimento da Gestão Municipal de Segurança Pública, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Ele tem como principal objetivo instituir ambientes sociais mais seguros e cidades menos propensas à incidência de criminalidade, violência e riscos coletivos mediante a articulação de ações orientadas à efetivação dos municípios enquanto gestores estratégicos do SUSP.

No encontro, foram apresentadas ações da Guarda Municipal do Cabo, como câmeras de videomonitoramento, aliado na redução da violência; os cães farejadores, que auxiliam a guarda nas operações anti-drogas; o Projeto Malaquias, vinculado com a empresa Íkone Global, que realiza o levantamento de informações, para melhoramento da segurança e o Projeto Reviver, que presta apoio psicossocial às vítimas de violência doméstica e familiar.

Somente em 2023, foram investidos aproximadamente R$ 3 milhões na segurança pública do Cabo, com qualificação e capacitação profissional, investimentos em materiais e tecnologia, como também fortalecimento do policiamento, através da ampliação da capacidade técnica operacional. Essas ações são feitas pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública. A CidadeSusp também beneficiará a Defesa Civil
“Nossa parceria é para que os índices de violência diminuam no Cabo. O CidadeSusp vem como ferramenta importante para um melhor monitoramento e para que as ações conjuntas da Guarda Municipal juntamente com as Polícias Civil e Militar, obtenham sucesso”, explicou o secretário de Defesa Social, Pablo Carvalho.