O Deputado Federal Coronel Meira (PL) entrou com requerimento, nesta quarta-feira (15) para que o Ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), o Diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Sr. Saulo Moura da Cunha e o Ministro de Estado, Chefe do GSI/PR, Sr. Marco Edson Gonçalves Dias compareçam ao plenário da Câmara dos Deputados para prestarem esclarecimentos sobre os atos do dia 08 de janeiro.
“Baseado no art.50, caput, da Constituição Federal e na forma do art. 219, §1°, do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, convocamos os três representantes do Governo Federal para que eles possam ser ouvidos pelo Plenário, afim de prestarem esclarecimentos sobre os alertas emitidos pela inteligência, que havia identificado a possibilidade de ataques as sedes dos Três Poderes da República, um dia antes dos atos”, disse Meira.
“A própria imprensa veiculou que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) enviou documento por meio do Sisbin (Sistema Brasileiro de Inteligência), 24 horas antes dos atos do dia 08 de janeiro, alertando as autoridades dos diversos Ministérios (inclusive o próprio Flávio Dino) sobre o risco iminente de ataques aos prédios públicos localizados na Praça dos Três Poderes. Perante a gravidade dos atos, precisamos passar a limpo, o que de fato aconteceu naquele fatídico dia e porque não foram realizadas ações para evitar as invasões”, concluiu Meira.