Copergás anuncia empresa vencedora da chamada pública de biometano

A Copergás anunciou a empresa vencedora da Chamada Pública para aquisição de biometano: é a Orizon Valorização de Resíduos (SP), pioneira no Brasil no setor e presente em 8 Estados, incluindo Pernambuco. O fornecimento terá início a partir de setembro de 2024, com um volume previsto de 60 mil m³/dia e prazo de contratação de 10 anos. Esse é o primeiro suprimento feito em Pernambuco para a distribuição de biometano, combustível 100% renovável e alternativa energética para reduzir as emissões de CO2. Companhia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, a Copergás possui mais de 70 mil clientes, nos segmentos industrial, comercial, residencial e veicular.

O presidente da Copergás, André Campos, comemorou a incorporação do biometano à rede de distribuição da empresa. “A preocupação em neutralizar a emissão de gases poluentes ocupa papel especial em nossa agenda. O gás natural já é o menos poluente dos combustíveis fósseis, e agora vamos ter também o biometano, que é combustível renovável”, disse André. “Ao mesmo tempo, ampliamos para 4 o número de nossas empresas supridoras, o que impacta diretamente no preço do gás que distribuímos, com benefícios para a economia e para a população de Pernambuco”, completou. As outras empresas supridoras da Copergás são a Petrobras, a Shell e a New Fortress.

O biometano é produzido a partir de resíduos orgânicos e/ou de aterros sanitários. A Orizon possui um ecoparque em Jaboatão dos Guararapes – espaço que a empresa define como uma evolução no tratamento de lixo. Os aterros sanitários tratam os resíduos de maneira ambientalmente adequada, e, em alguns casos, se beneficiam da geração de energia, como acontece nos ecoparques. O biometano a ser fornecido pela Orizon à Copergás sairá do ecoparque de Jaboatão dos Guararapes.

A Chamada Pública para biometano foi lançada pela Copergás em fevereiro de 2022. Em março, a Companhia encerrou a primeira etapa do processo, com propostas de quatro empresas. Em seguida ocorreu o detalhamento das condições técnicas e comerciais. Ao final, saiu vencedora a Orizon, que ofereceu as melhores condições mercadológicas.