Coluna de Olho na Política: Setor de eventos pede socorro

Coluna de Olho na Política

Terça-feira, 18 de maio de 2021

Por Jorge Lemos

Um ano sem eventos e a crise atinge diretamente profissionais desta área. Ontem, a comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) debateu os efeitos da pandemia sobre o segmento de eventos corporativos. São mais de R$ 250 bilhões de prejuízo e milhares de postos de trabalhos extintos desde o ano passado. A reabilitação do turismo brasileiro é a retomada da economia no país.

Segundo a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), o Brasil movimentava, antes da pandemia de covid-19, mais de 2 mil eventos em 52 áreas da economia. A estimativa é que a indústria movimentava cerca de R$ 1 trilhão. O Ministério do Turismo calcula que o setor foi o segundo mais afetado pela pandemia (atrás apenas do setor de entretenimento). Segundo dados apresentados pela pasta, o volume de viagens a negócios chegou a despencar mais de 90% no segundo trimestre de 2020, no início da crise.

O senador Fernando Collor de Melo defende que a vacinação em massa é o caminho para retomada segura do turismo, já que sem a imunização da população brasileira não se tem a segurança necessária para oferecer aos turistas internos e externos. Collor também destacou que o setor de turismo, como um todo, tem grande impacto positivo para o conjunto da economia (pela movimentação do setor de serviços e capacidade de geração de empregos relativamente imediata) e é sensível a estímulos, de modo que se apresenta como “pedra de toque” da recuperação econômica nacional. Ele recomendou que os participantes da audiência e o governo federal promovam inovações, com a criação de novos produtos e o estudo das experiências de países que já se encontram em estágio mais avançado na mitigação da pandemia.

Homenagem – O Jaboatonense e ex-participante do BBB 21, Gil do Vigor, vai receber a Medalha José Vidal de Negreiros, concedida pela Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes. O autor da homenagem, é o vereador Charles Motorista, que Gil citou durante o Big Brother. Charles foi motorista de ônibus e quando Gil era criança, o então motorista levava o futuro economista de graça no ônibus para a escola.

Pegando mal – Está causando estranheza no meio político, a reunião que o presidente Nacional do PSL e deputado federal, Luciano Bivar teve com a vice-ministra Shen Belli do Comitê Central do Partido Comunista Chinês (PCCH) para estreitar relações políticas entre os partidos. No encontro, foi firmado um acordo de intercâmbio de jovens do PSL e do PCCH, assim como contatos diretos entre as duas legendas. A vice-ministra Shen Belli também convidou o presidente Luciano Bivar a participar da comemoração dos 100 anos da fundação do Partido Comunista Chinês. O evento reunirá membros do partido, em junho.

Sem atualização – Ainda tem prefeitura pelo interior que não tem Portal da Transparência ou faz muito tempo que não atualiza. Esses gestores não estão nem ai para os seus munícipes. Preferem esconder os dados da prefeitura. Eles não têm medo de qualquer punição por parte do TCE. O Portal da Transparência de sua cidade está fora do ar ou desatualizado? Enviei para o nosso blog.

Desembargadora – A juíza Mariana Vargas Cunha de Oliveira Lima tomará posse como desembargadora eleitoral efetiva do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) no próximo dia 20 de maio, às 17h. A futura desembargadora é a primeira juíza da magistratura estadual a ocupar um lugar efetivo na Corte Eleitoral pernambucana em quase 8 décadas de Justiça Eleitoral.