Coluna de Olho na Política: Sem voto impresso, urna eletrônica é fraude, diz Bolsonaro. TSE reage

Coluna de Olho na Política

Quarta-feira, 19 de maio de 2021

Por Jorge Lemos

O presidente Jair Messias Bolsonaro tem intensificado sua campanha contra a urna eletrônica e defendido a volta do voto impresso. Ele diz que Sem Voto impresso, urna eletrônica é fraude. Sobre um caminhão no último sábado em Brasília, o presidente disparou pra cima da urna eletrônica e também contra o ex-presidente Lula, que lidera todas as pesquisas de opinião. “Se tiraram da cadeia o maior canalha da história do Brasil, se para esse canalha foi dado o direito de concorrer, o que me parece é que, se não tivermos o voto auditável, esse canalha, pela fraude, ganha as eleições do ano que vem. Não podemos admitir um sistema eleitoral que é passível de fraude”, disparou.

O Tribunal Superior Eleitoral lançou uma campanha publicitária defendendo a segurança da urna eletrônica e dizendo que as denuncias não passam de Fake News. A estratégia de comunicação do TSE não tem acertado, já que os filmetes sobre a urna, parecem guerreiros da pré história combatendo exércitos digitais.

Despejos proibidos – Foi aprovado um projeto de lei de autoria dos deputados federais, Túlio Gadelha (PDT) e Marcelo Freixo (PSOL RJ), que proíbe despejos e reintegração de posse durante a pandemia. A PL 827/2020, suspende até o final de 2021, os despejos individuais, urbanos, ou rurais, com fins comerciais ou residenciais, de inquilinos desempregados ou que tiveram a sua renda afetada durante a pandemia.

Laranjal – A Justiça Eleitoral de Jaboatão dos Guararapes inicia na próxima semana, a escuta das testemunhas do processo das candidaturas laranja no município. Esse tema tem avançado em todo o pais e tirado o sono de muitos de muitos vereadores. Caso a justiça acate a denúncia, 8 vereadores poderão perder os seus mandatos em Jaboatão por se beneficiar com fraudes na montagem da chapa feminina

Avança- O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), pré candidato ao governo de Pernambuco tem avançado muitos em seus contatos com políticos de diversos partidos de oposição e situação. Ontem, Miguel dialogou com o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos), o estadual Joel da Harpa (PP) e o vereador Marlus Costa (PL), de Jaboatão dos Guararapes, pré candidato a deputado estadual. Na pauta, além das questões administrativas, conversas sobre os cenários político e econômico local e nacional. O gestor sertanejo ainda reservou espaço na agenda para receber o diploma de membro do tradicional Instituto de Advogados de Pernambuco (IAP).