Coluna de Olho na Política: Raquel inicia gestão sem amarras políticas


Edição Segunda-feira, 02 de janeiro de 2023

Por Jorge Lemos
Editor

Foram dias de espera e especulações nos nomes que vão compor o time da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). Muitas lideranças políticas aguardaram o sinal verde para dialogar em busca de espaços políticos na nova gestão. Raquel conversou com poucos políticos e decidiu não lotear os espaços políticos com os apadrinhados.

A nova governadora montou um time totalmente técnico e com poucos políticos a exemplo do deputado federal, Daniel Coelho (Cidadania), aliado de primeira hora da governadora que não conseguiu êxito na sua reeleição, vai assumir a secretaria de Turismo. A suplente de deputada estadual, Lucinha Mota (PSDB) vai para a secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Mesmo não exercendo mandato, o novo secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar, já foi candidato a vice-governador na chapa de Mendonça Filho em 2006 e presidiu o PSDB a nível estadual.

As líderes partidárias estão aguardando agora o positivo da governo na definição dos espaços no segundo escalão. Uma coisa é certa. A governadora não deve a sua eleição a ninguém.

Posse: Depois de ser empossada ontem, a nova governadora vai empossar os seus secretários do primeiro escalão. A solenidade acontece hoje, às 10h, nos jardins do Palácio do Campo das Princesas.

É pessoal- Uma fonte próxima a Raquel Lyra garantiu que a presença de Ivaneide Dantas na pasta da educação é cota pessoal da nova governadora e não indicação do ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira.

De olho na presidência- Dois nomes que concorrem à presidência da Alepe fizeram muitas articulações durante a solenidade de posse da governadora Raquel Lyra. Antonio Moraes (PP) e Álvaro Porto (PSDB) circularam em muitas rodas de conversas.

Mudança 01- Com a renúncia de Priscila Krause que era deputada estadual e agora vice governadora de Pernambuco, a suplente Socorro Pimentel (União Brasil) será deputada estadual por um mês nesta legislatura. Ela foi eleita deputada e tomará posse no dia 01 de fevereiro.

Mudança 02- Já na esfera federal, o deputado André de Paula (PSD) foi nomeado ministro da Pesca e Aquicultura, por isso, assume o mandato o suplente Fábio Barros (PDT). Tadeu Alencar (PSB) foi indicado para a Secretaria Nacional de Segurança, entra em seu lugar o suplente, Severino Ninho (MDB). Daniel Coelho (Cidadania) será secretário do Turismo e Lazer de Pernambuco. Assume seu lugar na Câmara, o ex-deputado Zeca Cavalcanti (PTB).

No aguardo- Apoiador desde o primeiro momento da candidatura de Raquel Lyra, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Cabo, Eduardo Cajueiro, participou da posse da governadora. Vem a pergunta: ele fica na equipe de Keko ou será convocado por Raquel para alguma missão?