Coluna de Olho na Política: O que faz a Câmara de Jaboatão dos Guararapes ?

Coluna de Olho na Política

Sexta-feira – 14 de maio de 2021

Por Jorge Lemos

O Blog do Andros iniciou uma série de reportagem sobre a funcionalidade da Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes. É um verdadeiro raio x que tem chamado atenção dos munícipes. Fica aquela pulga atrás da orelha. Realmente é preciso ter câmara municipal ? Vamos aos fatos. Como o Portal da Transparência é desatualizado, o Blog do Andros pediu informações ao Tribunal de Contas de Pernambuco. Os números são gritantes para o que é produzido naquela casa. A Câmara paga R$ 26,6 milhões por ano de folha de pessoal e R$ 4,7 milhões por ano em ticket refeição. A grande questão é que o funcionamento da Câmara de Jaboatão é até às 13h.

Uma descoberta que deixa todos estarrecidos é que a Câmara de Jaboatão só aprovou três leis em 2020. O primeiro projeto de lei foi para aumentar o salário do prefeito e dos próprios vereadores, o outro institui o dia 10 de setembro, como dia oficial da Corrida dos Guararapes e a última lei a que veda servidores a permuta de estabilidade financeira.

O que mudou na vida do cidadão de Jaboatão ? Uma câmara sem expressão. Tem 2, 3, 4 quadros bons, mas que não conseguem fazer o debate necessário, porque muitos só estão preocupados em limpar canais, canaletas, fossas, calçar ruas, pintar banco de praça, e o verdadeiro papel do vereador é deixado de lado. Muitos passam o tempo no Complexo Administrativo de Jaboatão com a cuia na mão em busca de cargos comissionados. Realmente a Câmara de Jaboatão é inexpressiva e não atende os anseios da sociedade. Vamos acompanhar de perto a atuação de cada parlamentar.

Sumidos – Alguns prefeitos da Região Metropolitana do Recife são de açúcar e quando começa a chover, tomam doril e somem. É impressionante como gestores não são solidários a dor do povo que está precisando do poder público neste momento. Falta solidariedade, mas na hora do voto não tem sol e chuva. O prefeito do Recife, João Campos está dando exemplo. Hoje, às 6h da manhã, o gestor recifense já estava acompanhando a limpeza do Canal São Leopoldo, no Engenho do Meio. O seu prefeito está sendo solidário neste período chuvoso? Você tem uma imagem do seu prefeito nas ruas, acompanhando o trabalho da Defesa Civil? Envia para o blog que iremos publicar.

É meu deputado – O prefeito do Cabo, Keko do Armazém (PL), já decidiu que o seu deputado estadual é Clovis Paiva (PL). Clovis é candidato à reeleição. O anúncio foi durante ato pela reabertura da Usina Bom Jesus. Será que todo o grupo de Keko vai apoiar a candidatura de Clovis ou já podemos esperar múltiplas candidaturas, como já aconteceu em outras cidades em que o governo é “plural”?

Nepotismo 1 – A Promotoria de Justiça de Tamandaré recomendou ao prefeito Carrapicho, que exonere todos os ocupantes de cargos comissionados, função de confiança ou gratificada, ou ainda em cargos políticos, que detenham relação de parentesco consanguíneo, ou afinidade até o terceiro grau com o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, procurador-Geral do Município, ou qualquer servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento.

Nepotismo 2- A recomendação foi expedida após a Promotoria tomar conhecimento, por meio de denúncias encaminhadas ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), de que familiares do atual prefeito, Carrapicho, e do secretário de Governo, Carlos China, assumiram cargos comissionados e políticos, configurando prática de nepotismo, um ato inconstitucional, vedado pela súmula nº 13 do Superior Tribunal Federal (STF).

Vota em Lula – Em entrevista publicada no Jornal O Globo, edição de hoje, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), indica voto no ex-presidente Lula e diz que o atual ocupante do cargo “Piora o País” . “É preciso alguém que tenha compromisso real com o povo. O Lula tem esse compromisso”, afirmou FHC.