Coluna de Olho na Política: A nova Orla de Candeias e Piedade será a marca de Anderson Ferreira na região das Praias

Coluna de Olho na Política

Segunda-feira, 10 de maio de 2021

Por Jorge Lemos

O Diário Oficial de Jaboatão, edição do último sábado, 08 de maio, trouxe a homologação do processo licitatório de requalificação da Orla de Jaboatão no trecho da Rua Aniceto Varejão (Curva do SESC) , em Candeias até a Avenida Barreto de Menezes (Altura do Bradesco), em Piedade. A empresa vencedora do certame é a ECAM Terraplenagem e Pavimentação LTDA. A nova orla vai custar R$ 6.122.518,66 e vai receber ciclovias, pista de Cooper, vias exclusivas para veículos, sanitários públicos, quiosques, barracas padronizadas, bioduchas e iluminação em LED.

A nova obra será um marco da gestão Anderson Ferreira (PL) na região das praias e vai servir de cartão postal para ele mostrar na campanha para o governo de Pernambuco no próximo ano. A nossa orla vai ajudar a aquecer o turismo de Jaboatão, principalmente para o turismo de negócios, vocação do município.

Jaboatão tem 8.4km nas Praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade. A segunda etapa do projeto vai ligar o atual calçadão de Candeias até Barra de Jangada. O prefeito já está em busca de recursos para a nova obra. A praia de Barra também recebeu novos investimentos de hotéis, flats e prédios residenciais.

Engorda – As praias de Barra de Jangada, Candeias e Piedade receberam uma intervenção no governo do prefeito Elias Gomes (MDB). O mar avançou e comprometeu toda área de praia, derrubando os muros dos prédios. Com recursos do Ministério da Integração Nacional, a Prefeitura de Jaboatão realizou a engorda das praias. A obra foi case para o Brasil. Infelizmente, não houve a manutenção no prazo de 5 anos e o mar voltou a avançar em alguns trechos, inclusive virando esgoto a céu aberto. Com a palavra a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.

Irmão assume – Com a morte do prefeito de Itaquitinga, Pablo José de Oliveira Moraes (PSD), vítima de um acidente automobilístico, o irmão do prefeito falecido, Patrick Moraes (PSD), que é o vice-prefeito, assume o comando da Prefeitura de Itaquitinga. A morte de Pablo comoveu a cidade e a classe política pernambucana. O prefeito e o vice foram eleitos em 2020 com 34,64% dos votos. Não há ainda data definida para a posse.

A justiça precisa ser feita – O município de Moreno começa a render os frutos do governo do ex-prefeito, Vavá Rufino (PTB). Na última sexta-feira, a cidade ganhou o Outlet Recife, que está gerando 2 mil vagas de empregos para os morenenses. Vavá deu sua contribuição na captação, aprovação e na preparação para qualificação dos profissionais. O ex-prefeito errou na política e amargou uma derrota, ficando em terceiro lugar, mas conseguiu o mais difícil que foi captar os recursos necessários para transformar Moreno em um canteiro de obras. Vavá também não teve sorte com as empresas que ganharam as licitações, conhecidas na gestão pública de “Gatinhas”. O atual prefeito Edmilson Cupertino(PSB), está surfando nas obras deixadas pelo ex-prefeito e vai inaugurar nos próximos dias o binário.

O mundo girou – O cantor Rogério Som (PDT), que não teve sucesso na disputa para vereador do Cabo de Santo Agostinho, quer disputar um mandato de deputado estadual. Rogério não sabe ainda em qual partido deve disputar o pleito de 2022. Ele precisa só resolver uma pendência nas contas de campanha de 2020 para puder começar a se movimentar. O cantor trocou as alianças com a vereadora do Recife, Natália de Menudo (PSB).

Camila e o ex-prefeito, Alberto Machado.

Será cumprido – Na campanha eleitoral, a então candidata a prefeita de Sirinháem, Camila Machado (PP), firmou um compromisso que eleita iria ativar a Casa do Povo, em Recife. A casa serve para acolher moradores do município que estão em tratamento médico na capital. A Casa do Povo foi inaugurada na gestão Alberto Machado, pai de Camila. A prefeita já anunciou no balanço de 100 dias e vai inaugurar nos próximos dias.