Cloroquina não é eficaz contra Má Administração

Por Nely Brandão

De uma coisa eu tenho certeza, a cloroquina não é capaz de curar a má administração na gestão pública que é uma das maiores causas do agravamento da crise sanitária no Brasil, o desacerto quanto ao planejamento é um dos problemas que mais causam o desperdício de recursos públicos, se no seu município você evidencia a falta de investimento em áreas prioritárias e folha de pagamento que não para de crescer, a gestão pública precisa mudar o rumo para alcançar a eficiência e evitar o colapso financeiro.

Gestão falha ou inerte é a umas das causa de recursos desperdiçados, valores ainda maiores do que a própria corrupção. Nos últimos anos temos assistido a vários escândalos referente ao mau uso do dinheiro público, e na maioria das vezes os atos são praticados pelo gestor municipal, aquele que confiamos e elegemos. Enquanto isso bons gestores estão se desdobrando neste momento para atender a população, tendo como maior obstáculo a gestão falha dos últimos anos que causam danos a curto, médio e longo prazo nas cidades.

O acompanhamento por parte da sociedade é capaz de inibir gastos desnecessário, mas a Lei de Acesso a Informação ainda não vem produzindo os efeitos esperados quando o quesito é transparência. Muitos dados vêm sendo disponibilizados com os avanços dos portais, porém informações relevantes muitas vezes não estão à disposição, ou encontram-se em linguagem difícil de ser interpretada pelo cidadão comum. Com a Lei do Governo Digital acreditamos que nos próximos anos teremos importantes avanços quanto ao acesso as informações.

A gestão municipal deve procurar aprimorar a comunicação interna, reduzir a burocracia para acelerar os processos, fazer uso de tecnologias especializadas e se posicionar mais próxima ao povo, levando para o munícipe o conhecimento adequado sobre como proceder quando precisar utilizar os serviços públicos, sendo o mais transparente possível e prestando contas dos recursos públicos aplicados. O que desejamos é que cada vez mais bons gestores tenham acesso ao governo, como prediz em provérbios “quando o justo governa o povo se alegra, mas quando o perverso está no poder o povo geme.”.

Nely Brandão é advogada e consultora em Gestão Pública

Compartilhe:

plugins premium WordPress