A deputada estadual Clarissa Tércio (PSC) apresentou dois projetos que visam derrubar a obrigatoriedade do uso de máscaras em Pernambuco. Um é destinado aos cidadãos em geral e outro específico para a liberação do uso da proteção para o público infantil.
Durante a reunião plenária, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Tércio falou sobre a imposição do uso de máscaras para as crianças.Ela citou estudos científicos em que apontam consequências negativas do uso contínuo das proteções faciais no público infantil.
“É preciso que seja reavaliada essa imposição do uso de máscaras, especialmente em relação às nossas crianças. Estudos apontam que o uso prolongado dessas máscaras, especialmente nas escolas, provoca nos pequenos dificuldade de expressar emoções, além de comprometer o desenvolvimento da fala e ocasionar problemas extremos na compreensão da leitura de emoções de outras pessoas”, afirmou a parlamentar.
A deputada também lembrou que em outros estados a obrigatoriedade das máscaras foi revogada ou flexibilizada, citando o caso do Rio de Janeiro.Nesta última segunda-feira (07), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou o fim da obrigatoriedade do uso da proteção fácil em ambientes fechados. No discurso desta terça, Clarissa elogiou a iniciativa do gestor carioca.
Segundo a parlamentar, o uso prolongado das máscaras traz uma sensação de falsa segurança. E em seu discurso, ela defendeu que as pessoas façam uso das máscaras como queiram, mas, sem uma imposição do governo para tal.
“Não falo em impedir as pessoas de usarem suas máscaras. Quem quiser usar e se sentir protegido, use, mas, considero essa obrigatoriedade como descabida e inadmissível”, criticou.
Parlamentar critica Prefeito e Governador
Durante a fala, a deputada também lembrou que em janeiro, o irmão do prefeito do Recife, Pedro Campos, celebrou o seu casamento na Praia dos Carneiros, litoral sul de Pernambuco. Em vídeos divulgados da recepção do evento, o prefeito da capital pernambucana, João Campos (PSB), aparece sem máscara e em aglomeração.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) também esteve no evento. Eles foram alvos de críticas da deputada, por não cumprirem as regras sanitárias, impostas pelo estado.
“Qual a moral que o governador ou o prefeito têm para manter essas imposições contra a população, especialmente para as nossas crianças?”, questionou a parlamentar.