Chapa 1 vence eleições do Sintepe

Com 100% dos votos apurados, a Chapa 1 – Sintepe na Luta, autônomo e independente é a vencedora das eleições do Sindicato, ocorridas entre os dias 16 e 17 de junho de 2021. O resultado final deu para a chapa vencedora 64% dos votos válidos, o que correspondeu a 3.108 votos. Em segundo lugar, a Chapa 2 – Sintepe Live obteve 31,6% dos votos válidos, resultando em 1.536 votos. Já a Chapa 3 – Oposição Alternativa Sintepe, computou 4,4% dos votos, somando 211 eleitores. Brancos e nulos somaram 31 e 39 votos respectivamente.

Para o Conselho Fiscal, a Chapa 1 obteve 65,6% dos votos válidos, correspondendo a 3.131 votos. A Chapa 2 ficou com 34,4%, resultando em 1.645 votos válidos. A Chapa 3 não concorreu ao Conselho Fiscal.

A presidenta da Comissão Eleitoral declarou oficialmente a Chapa 1 eleita para a direção executiva do Sindicato. “Declaro eleita a Chapa 1 para dirigir nossa entidade sindical no triênio 2021/2023”, disse Maria do Socorro Assunção. A posse da nova diretoria está marcada para 17 de julho de 2021, em horário, local e formato a definir.

“Agradeço a vitória dada a Chapa 1, que recebeu 64% dos votos. Foi um importante momento da história do nosso sindicato, de fortalecimento da democracia sindical e de participação da base na escola de seus representantes sindicais”, disse Ivete Caetano, candidata eleita à presidenta.

REPRESENTANTES SETORIAIS E NÚCLEOS REGIONAIS

A categoria também elegeu representantes para os 15 setores na Região Metropolitana do Recife e a direção dos 13 núcleos regionais no interior do Estado.

TERMINAIS ELETRÔNICOS

Foram utilizados pela categoria 127 Terminais Eletrônicos de Votação (TEVs) funcionando na Região Metropolitana do Recife e nos 13 núcleos regionais do Sintepe. O pleito ocorrido na última quarta e quinta-feira elegeu uma nova diretoria executiva, composta por 31 membros; um novo conselho fiscal e seus suplentes, somando seis membros; 15 setores na Região Metropolitana do Recife (RMR), cada qual com dois representantes e dirigentes de 13 núcleos regionais do Sindicato no interior do Estado. Cada núcleo é composto por cinco membros.

O processo eleitoral foi o primeiro com voto eletrônico ocorrido no Sintepe. O Sindicato contratou uma empresa com experiências exitosas em votação eletrônica nas eleições de diversos sindicatos no Brasil como no Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza; Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins, em assembleias de votação Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina e também do Sindiforte (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Fortaleza).

As eleições do Sintepe mobilizam um grande movimento de logística. Além dos cerca de 380 mesários (um por chapa), também contou com a presença de fiscais, comissões eleitorais nos 13 núcleos regionais e a Comissão Eleitoral estadual. Há também o quadro de funcionários do Sindicato, empresas de serviços, fornecedores de alimentos e outro conjunto de trabalhadores e trabalhadoras à disposição para a democracia sindical no Sintepe. O Sintepe completou 31 anos de lutas em 30 de março de 2021.