A cidade do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, foi escolhida pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação para ser sede de seu 31º encontro nacional. O evento está sendo realizado no Auditório do Vila Galé, na Praia de Suape, de 16 a 19 de novembro. O tema escolhido para o debate é: “Construção de novas perspectivas para a Educação Brasileira: democracia e direito de aprendizagem nos Sistemas de Ensino”.
Para o secretário de Educação do Cabo de Santo Agostinho, Betinho Gomes, o encontro marca um novo momento na educação do município. “O primeiro encontro foi realizado há 30 anos aqui no município, quando Elias Gomes era prefeito. Esse é um momento de retomada, fazendo com o que a cidade volte a sediar eventos de grande porte, que reverberam para a Nação. Daqui, novamente, serão tomadas decisões e diretrizes para todo Brasil. Certamente é uma nova história sendo construída em nossa cidade”, salientou o secretário.
O 31º Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação é resultado de um trabalho efetivo e coletivo, realizado pela Diretoria Nacional da UNCME. A programação e demais encaminhamentos para o encontro foram definidos em reuniões da Diretoria Nacional, a partir das demandas apresentadas, considerando temas estruturantes da agenda nacional do direito à educação e da gestão democrática.
Ao final o encontro, uma carta será realizada com diretrizes que devem nortear o trabalho dos conselhos municipais de educação de todo Brasil. “O prefeito Keko está mais uma vez saindo na frente e colocando a nossa cidade na vanguarda dessa reestruturação que nosso País precisará nos próximos anos”, reforçou Betinho.