Para discutir os cuidados e obter orientações sobre o nova variante Ômicron do Coronavírus e entender o posicionamento que devem ter os municípios à respeito da realização das festas de Reveillon e Carnaval no Cabo de Santo Agostinho, o vice-prefeito e secretário de Governo, José de Arimateia, esteve ontem (01), representando o Prefeito Keko do Armazém, em assembleia extraordinária junto com outros prefeitos e o Presidente da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), José Patriota.
De acordo com José de Arimateia, os municípios deverão seguir protocolos de conduta frente às festas desse final de ano e o Carnaval, e por este motivo, participou do evento, para se inteirar sobre o comportamento do vírus e como proceder para evitar a sua proliferação. “É mais importante neste momento que saibamos o que fazer em relação aos eventos sociais, até que tenhamos certeza de que não há como acontecer a transmissão”, ressalta José de Arimateia.
Entre as informações difundidas foi de que os primeiros estudos vêm mostrando que o vírus se torna mais transmissível do que o SARS Covid 2, o que pode gerar uma alta demanda por leitos de enfermaria e talvez de UTI. Segundo o que apurou na reunião, alguns prefeitos já tomaram a decisão e outros esperam um posicionamento do governo do Estado.
De acordo com Arimateia, no caso do Cabo, após reunião com o secretariado municipal, o Prefeito Keko já havia decidido não fazer Reveillon. “O restante das atividades irão passar pelos protocolos oficias”, destaca. José de Arimateia saiu da reunião decidido a propor uma reunião especial com o Prefeito para repercutir os resultados do encontro na Amupe. “Irei levar o resultado dessa reunião ao Prefeito Keko com a necessária preocupação, já que estamos ganhando a luta contra a Covid-19, pois somos o município número um no ranking da vacinação de Pernambuco, e acima de tudo para que tomemos as devidas cautelas em relação a este novo momento da doença no mundo”, afirma o vice-prefeito.